terça-feira, 30 de novembro de 2021

Dois casos da variante Ômicron são confirmados no Brasil

CORONAVIROS

  Kaique Lima 30/11/2021 17h35, atualizada em 30/11/2021 19h18

 Dois casos da variante Ômicron são confirmados no Brasil


O laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, confirmou dois casos da variante Ômicron da Covid-19. Os casos são o primeiro da nova cepa a serem confirmados no Brasil. As vítimas são um homem de 41 anos e sua esposa, de 37.

 

Um dos resultados é do passageiro que desembarcou em Guarulhos no último dia 23 de novembro voltando da África do Sul. Existe um terceiro caso suspeito, de um passageiro que veio da Etiópia para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas este ainda está em investigação.

 

Anvisa já foi notificada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já foi notificada sobre os resultados positivos dos testes. A agência enviou os dados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que já confirmou que os casos realmente são da variante Ômicron.

 

Fachada do Instituto Adolfo Lutz
Amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para a realização de novas análises. Crédito: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação   

 

 O laboratório do Hospital Albert Einstein também já informou a Anvisa sobre o processo de sequenciamento genético no último dia 29/11. Já nesta terça-feira (30), a instituição informou que havia confirmado, com base em análises prévias, que a variante Ômicron foi identificada pela primeira vez no Brasil.

 

A Anvisa também já enviou um ofício para o Ministério da Saúde e para as secretarias de saúde do município e do estado de São Paulo sobre o diagnóstico. Segundo eles, isso é extremamente necessário, para que sejam tomadas as medidas de saúde pública adequadas sejam tomadas o mais rápido possível.

 

O que é a Ômicron?

Este é o primeiro caso da variante B.1.1.529, que foi batizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Ômicron. A nova cepa causa preocupação por seu alto número de mutações. Segunda a organização apresenta risco altíssimo para novos surtos da doença.

 

O Olhar Digital preparou uma reportagem especial com tudo o que você precisa saber sobre a nova variante da Covid-19. Clique aqui para conferir a matéria completa sobre a vente Ômicron e quais são os riscos que ela traz, agora que chegou no Brasil

 


 

 https://olhardigital.com.br/2021/11/30/coronavirus/dois-casos-da-variante-omicron-sao-confirmados-no-brasil/?utm_campaign=newsletter_posicao_01&utm_medium=imagem&utm_source=newsletter


Nenhum comentário: