sábado, 1 de outubro de 2022

Relatório da Anistia mostra cenário eleitoral preocupante, com muita violência e veto à liberdade de expressão

AGENDA DO PODER | Roberta Ferpin·| ManchetePolítica·1 de outubro de 2022 - 08:51 

...

Nos últimos três meses, desde que começou a pré-campanha, o Brasil teve pelo menos 42 casos de violência política. O levantamento, que será divulgado neste sábado (1º/10), foi feito pela Anistia Internacional Brasil. A entidade classificou o cenário eleitoral no país de “preocupante”.

As informações são de Guilherme Amado, do Metrópoles.

O relatório apontou cinco assassinatos e outras violações aos  direitos humanos em 63% dos estados brasileiros. Das 42 violações, 21 foram cometidas contra eleitores, apoiadores e cabos eleitorais de candidatos. Outras 19 foram dirigidas aos próprios candidatos e seus assessores próximos.

Os estados com mais episódios de violência política foram Rio de Janeiro, com oito; São Paulo, com sete; e Minas Gerais, com quatro casos. A entidade destacou que, no período eleitoral, são direitos fundamentais o direito à liberdade de expressão, à liberdade de associação e à igualdade.

Segundo o documento, há um “contexto preocupante de limitação da liberdade de expressão e de opinião no contexto eleitoral brasileiro”. A Anistia Internacional Brasil cobrou ainda que autoridades públicas não façam discursos que incitem à violência.

 

https://www.agendadopoder.com.br/politica/relatorio-da-anistia-mostra-cenario-eleitoral-preocupante-com-muita-violencia-e-veto-a-liberdade-de-expressao/ 

 

Obs: Pode ser assinado ou anônimo.

Nenhum comentário: