segunda-feira, 19 de julho de 2021

FENAJ e Sindicatos realizam seminários regionais

Propostas de taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo serão debatidas


Evento será realizado de maneira on-line Créditos: Divulgação/FENAJ


A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os sindicatos filiados discutirão, com os profissionais da categoria, a implementação no país da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade. A proposta foi apresentada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) a suas entidades ao redor do mundo.

A proposta da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade tem como objetivo o desenvolvimento do jornalismo, por meio da execução de formas de financiamento direto para a produção jornalística, a partir da taxação das grandes plataformas digitais. Para a implementação no país, a FENAJ, desde o final de 2020, criou um grupo de trabalho (GT), para ouvir especialistas e identificar as particularidades brasileiras.

A partir disso, a entidade de classe chegou a proposta de taxação das grandes plataformas digitais, por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). Ele é um imposto especial, que permite a destinação para determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas. 

Agora, a entidade espera divulgar esta proposta à categoria e conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil. Além disso, encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da CIDE e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas. 

Para isso, realizará 10 seminários on-line, em todas as regiões do país. No Sul, será realizado na terça-feira, 27, às 20h. Já a segunda etapa com as entidades da sociedade civil será em 24 de agosto, terça-feira, também às 20h.



https://coletiva.net/noticias/fenaj-e-sindicatos-realizam-seminarios-regionais,399789.jhtml


Nenhum comentário: