quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Na América Latina e no Caribe, a grande maioria dos assassinatos de jornalistas ficam impunes; México e Brasil lideram a região e o mundo na impunidade

 



Por Teresa Mioli/3 novembro, 2020

Para marcar o Dia Internacional contra a impunidade por crimes contra jornalistas, comemorado anualmente em 2 de novembro, várias organizações divulgaram reportagens especiais mostrando o México não apenas como o país mais mortal da América Latina para jornalistas, mas como líder mundial de assassinatos de jornalistas que ficam impunes. Junto com o Brasil, ele é um dos piores países do mundo para obter condenações contra assassinos de jornalistas.

Na América Latina e no Caribe, 78% dos assassinatos de jornalistas entre 2006 e 2019 permanecem sem solução, segundo relatório recente da Unesco. Setenta e um casos foram resolvidos enquanto 207 estão em andamento ou não resolvidos.

México e Brasil são os únicos países latino-americanos a se classificar entre os 12 países do mundo pelo maior percentual de assassinatos de jornalistas não resolvidos com base no tamanho da população, de acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) Índice Global de Impunidade 2020.

O índice coloca o México em sexto lugar, com 26 assassinatos não resolvidos, e o Brasil em oitavo lugar, com 15 assassinatos não resolvidos, no período de 10 anos, de 1º de setembro de 2010 a 31 de agosto de 2020.

O CPJ voltou a apontar o México como "o país mais violento do Hemisfério Ocidental para o exercício do jornalismo". Em uma reportagem especial sobre o país, a organização observou condenações bem-sucedidas nos assassinatos de Miroslava Breach Velducea em 2017 em Chihuahua e Javier Valdez Cárdenas em Sinaloa. No entanto, "os supostos autores intelectuais permanecem livres".

"Durante a gestão do [presidente Andrés Manuel] López Obrador, o Ministério Público Especial para o Cuidado dos Crimes Cometidos Contra a Liberdade de Expressão (FEADLE) — uma unidade da Procuradoria-Geral da República com sede na Cidade do México, criada em 2010 para lidar com o boom dos casos de assassinato de jornalistas — absteve-se de iniciar proativamente processos criminais pelo assassinato de jornalistas" Jan-Albert Hootsen, representante do CPJ no México, escreveu.

Quatro jornalistas foram mortos em retaliação direta por seu trabalho até agora em 2020, de acordo com o CPJ.

No Brasil, o CPJ destacou o caso de Jairo Souza, repórter da Rádio Pérola morto em Bragança, no Pará, em 21 de junho de 2018. Ele foi baleado nas costas pela manhã quando chegava à estação onde apresentava um programa diário. O jornalista relatou corrupção, homicídio e tráfico de drogas em várias estações de rádio, informou o CPJ.

Até agora este ano, o CPJ não registrou nenhum assassinato de jornalistas no Brasil que estivesse diretamente relacionado ao seu trabalho. Acompanha o assassinato de Leonardo Pinheiro, dono da página de notícias do Facebook "A Voz Araruamense", que foi baleado em Araruama em 13 de maio de 2020. No entanto, o motivo deste crime não está confirmado.

Para o índice, o CPJ calcula o número de assassinatos de jornalistas não solucionados como percentual em relação à população de cada país. Os assassinatos estão incluídos se forem "o assassinato deliberado de um jornalista em retaliação por seu trabalho informativo". Os casos são considerados não resolvidos se nenhuma condenação for proferida no caso.

Relatório da Unesco revela alto número de impunidade na América Latina

Para marcar este dia, a Unesco publicou os destaques do relatório do diretor-geral da UNESCO sobre a segurança dos jornalistas e o perigo da impunidade. O relatório monitora as mortes de jornalistas em todo o mundo como parte do sistema das Nações Unidas.

Entre as principais descobertas que ele relatou, destacou o recorde de 156 assassinatos de jornalistas em todo o mundo durante 2018 e 2019. Isso significa que, em média, na última década, um jornalista é morto a cada quatro dias. Em 2019, o menor número de mortes foi registrado na última década, com 57 casos.

No entanto, foi em 2019 que a América Latina e o Caribe tiveram o maior número de ataques fatais, com 23 casos notificados, representando 40% do total de assassinatos em todo o mundo. O México, com 12 crimes, liderou a lista dos países mais mortíferos. Colômbia e Honduras (com 3 inscrições cada), Brasil (2) e Chile (1) também aparecem.

Em 2018, a região ficou em segundo lugar, apesar de ter mais assassinatos. Naquele ano, houve 26 assassinatos representando 32% dos que ocorreram no mundo. O México registrou 13 assassinatos que o colocaram em segundo lugar depois do Afeganistão. Colômbia (com 5 assassinatos), Brasil (4), Guatemala (2), El Salvador (1) e Nicarágua (1) também estavam na lista.

Um dos destaques da organização é que a maioria desses crimes ocorreu globalmente em países sem conflitos armados. O relatório também destaca que os jornalistas locais continuam sendo os principais alvos e jornalistas de televisão mais vulneráveis a ataques.

A impunidade nos crimes contra jornalistas continua sendo uma das maiores preocupações da Unesco. Embora tenha ressaltado que 71% dos Estados responderam ao pedido da Unesco para enviar informações sobre o andamento das investigações sobre esses crimes.

Para marcar este dia, a Unesco também lançou a campanha global "Proteja jornalistas". Ele protege a verdade e anunciou que a sessão principal deste dia ocorrerá durante a Conferência Mundial sobre Liberdade de Imprensa – que será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro.



https://latamjournalismreview.org/pt-br/articles/assassinatos-jornalistas-america-latina/



Nenhum comentário: