quarta-feira, 24 de julho de 2024

Médicos Sem Fronteiras realiza treinamento sobre atendimento a sobreviventes de violência sexual em Portel, na região da Ilha do Marajó, no Pará


Imprensa-Rio <imprensa@rio.msf.org> 10:44 (há 3 horas)




Equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) estão trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Portel, na região da Ilha do Marajó, no Pará, para otimizar o atendimento a sobreviventes de violência sexual no município. Como organização internacional médico-humanitária, MSF tem vasta experiência na criação de fluxos e no atendimento de saúde a casos de violência sexual em diversos países.

Em Portel, as equipes de MSF colaboram em dois eixos principais relacionados à essa temática: na definição das etapas necessárias para o atendimento humanizado às pessoas sobreviventes e na capacitação de profissionais que realizam o acompanhamento de saúde a esses pacientes.

Recentemente, mais de 100 profissionais do Hospital Municipal e de Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram de um treinamento sobre os impactos da violência sexual na saúde física e mental dos sobreviventes. Médicos, enfermeiros e assistentes sociais são algumas das especialidades dos participantes dessa série de treinamentos realizada por MSF, a pedido das autoridades de saúde do município, entre junho e julho de 2024.

“Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento das habilidades desses profissionais para um atendimento adequado que uma emergência médica deste tipo requer, de acordo com as etapas estabelecidas no protocolo clínico e de apoio psicossocial estabelecidos pelo Ministério da Saúde . Ao mesmo tempo, é fundamental que o atendimento a esses pacientes seja feito de forma humanizada e empática, evitando a revitimização dos pacientes”, explica a gerente de saúde mental e apoio psicossocial de MSF Veronica Yanic.

Trabalho de MSF na região da Ilha do Marajó

O trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF) relacionado à temática de violência sexual em Portel faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde iniciada em março de 2023, quando a organização começou as atividades na região da Ilha do Marajó para levar cuidados de saúde à população, principalmente em comunidades ribeirinhas localizadas em áreas remotas.

Desde então, equipes de MSF trabalham para ampliar a oferta de cuidados de saúde mental e saúde sexual e reprodutiva, apoiando Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos de saúde nas zonas urbana e rural. Além disso, contribuem capacitando profissionais (médicos, enfermeiros e agentes comunitários) que atuam na atenção básica voltada a sobreviventes de violência sexual e em temas de saúde sexual e reprodutiva.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Twitter: @MSF_Imprensa

imprensa@msf.org.br



Danielle Bastos

+ 55 21 98595-8044

danielle.bastos@rio.msf.org

 

Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Nenhum comentário: