quarta-feira, 16 de outubro de 2019

PNUMA apoia projetos que visam tornar a cadeia global do cacau mais sustentável


O projeto ‘Greening the Cocoa Industry’, implementado pelo PNUMA, cobre pelo menos 10% da produção mundial de cacau – 350.000 toneladas cultivadas por 250.000 agricultores. Foto: Ecosystem Services for Poverty Alleviation/CC.
Você sabia que, em geral, menos de 7% do preço da sua barra de chocolate é destinado aos produtores de cacau? Ou que grandes quantidades da produção global de cacau estão associadas ao desmatamento ilegal e à perda de biodiversidade?
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e seus parceiros vêm trabalhando há muitos anos em projetos destinados a tornar a indústria do cacau mais ecológica e sustentável. Greening the Cocoa Industry (“Tornando a indústria do cacau mais sustentável”, na tradição livre) é um deles.
O objetivo do projeto é mudar as práticas de produção e de comércio nos principais países produtores de cacau e nas empresas de chocolate, visando à conservação da biodiversidade, à provisão de maior estabilidade a longo prazo a todos os participantes da cadeia de valor; e ao aumento de renda para pequenos agricultores.
Você sabia que, em geral, menos de 7% do preço da sua barra de chocolate é destinado aos produtores de cacau? Ou que grandes quantidades da produção global de cacau estão associadas ao desmatamento ilegal e à perda de biodiversidade?
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e seus parceiros vêm trabalhando há muitos anos em projetos destinados a tornar a indústria do cacau mais ecológica e sustentável.
Greening the Cocoa Industry (“Tornando a indústria do cacau mais sustentável”, na tradição livre) é um desses projetos. Ativo desde 2013, ele é financiado pelo Global Environment Facility e implementado pelo PNUMA.

Sobre o projeto

O objetivo do Greening the Cocoa Industry é mudar as práticas de produção e de comércio nos principais países produtores de cacau e nas empresas de chocolate, visando à conservação da biodiversidade; à provisão de maior estabilidade a longo prazo a todos os participantes da cadeia de valor; e ao aumento de renda para pequenos agricultores.
Ele abrange Brasil, Costa do Marfim, República Dominicana, Equador, Gana, Guiné, Indonésia, Nigéria, Madagascar, Papua Nova Guiné e Peru, e recebe total apoio do governo em cada país.
O principal parceiro do PNUMA que executa o projeto é a Rainforest Alliance.

Apostando na agroecologia

Nossa fazenda é sustentável porque é diversificada”, Clavelina Sánchez, produtora de cacau em Nueva California, região central do Peru. Foto: Rainforest Alliance.

“Nossa fazenda é sustentável porque é diversificada”, disse Clavelina Sánchez em sua fazenda em Nueva California, na região de Junín, no Peru. “Temos café, cacau, bananas, laranjas, urucum, mandioca, taioba, galinhas, madeira e muito mais”, contou.
A fazenda de Clavelina atua como um modelo para outros agricultores de cacau adotarem práticas sustentáveis em suas produções. Segundo ela, eles vão até a sua fazenda receber treinamento e observar exemplos práticos.
“Seguimos nossos princípios e os praticamos: agricultura sustentável e diversificação da produção nos ajudam a gerar mais renda”, relatou a agricultora.

Cuidando do solo, cuidando do meio ambiente

Segundo Clavelina, resguardar a biodiversidade melhora ainda a qualidade de vida dos produtores. “Por exemplo, [pelo projeto] aprendemos a usar árvores nativas kudzu e comelinas para sombra e como cobertura do solo”, explicou.
O cuidado com o solo é um dos passos fundamentais na caminhada agroecológica. “Nosso principal objetivo é cuidar do solo e gerenciá-lo adequadamente. Isso é fundamental para obter uma colheita saudável e produtiva que nos dê comida e renda suficiente para nossas famílias”, contou Clavelina.

Greening the Cocoa Industry – Sustentabilidade na cadeia do cacau

Em geral, menos de 7% do preço final de uma barra de chocolate é destinado aos produtores de cacau. Foto: Ecosystem Services for Poverty Alleviation/CC.

As vendas de cacau certificado pela Rainforest Alliance agora representam 5% das vendas globais.
Além disso, é importante pontuar que uma quantidade muito maior de cacau está sendo produzida de maneira sustentável do que aquela sendo vendida com a certificação da Rainforest Alliance.
O programa de cacau da SAN/Rainforest Alliance registrou um crescimento significativo nos últimos cinco anos, sendo que cerca de um milhão de hectares de terras agrícolas de cacau em 15 países conseguiram a certificação da SAN/Rainforest Alliance em 2016.
O cacau certificado pelas duas iniciativas agora compreende 13,6% do suprimento mundial de cacau, com um aumento cada vez maior na demanda dos grandes compradores de cacau para obter cacau sustentável.
A fim de conscientizar sobre o tema, a Rainforest Alliance, em colaboração com a World Cocoa Foundation, criou manuais para facilitar a produção de cacau com baixa emissão de carbono e apoiar a resiliência climática a longo prazo.

Dia Mundial do Cacau e Chocolate

O Dia Mundial do Cacau e Chocolate é comemorado anualmente no dia 1º de outubro.
A data é uma criação da Organização Internacional do Cacau e da Académie Française du Chocolat et de la Confiserie, e serve para conscientizar o público geral das condições de vida dos produtores de cacau em todo o mundo, em um esforço para construir uma economia sustentável do cacau.
Ao incentivar uma indústria local de chocolate, contribui-se para a diversificação econômica e ajuda-se a garantir uma renda melhor para os agricultores de cacau.
Fonte: ONU
https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/10/15/154625-pnuma-apoia-projetos-que-visam-tornar-a-cadeia-global-do-cacau-mais-sustentavel.html

Nenhum comentário: