segunda-feira, 11 de março de 2024

Encontro Nacional de Política e Meio Ambiente na Amazônia vai reunir pesquisadores de todo o Brasil na UFPA


O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará (PPGCP/UFPA), em parceria com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), vai realizar o I Encontro Nacional “Política e Meio Ambiente na Amazônia: desafios políticos e da governança”, de 12 a 15 de março de 2024, na UFPA. O evento terá a presença de pesquisadores de todo o Brasil para debater os desafios enfrentados pela política na Amazônia. Interessadas(os) em participar podem se inscrever até o dia 29 de fevereiro na página do evento.
 
Com a crescente visibilidade da cidade de Belém por causa da Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, que será sediada na capital, no ano de 2025, muitos debates vêm surgindo principalmente em locais que fazem parte da Amazônia Legal. Neste contexto, o evento tem o objetivo de discutir a conexão entre política e meio ambiente, e promover o debate acadêmico acerca do tema meio ambiente e as suas interfaces com outros temas que fazem parte da agenda de pesquisa de cientistas políticos e da agenda política dos governos, no Brasil.

“O I Encontro Nacional objetiva aproximar pesquisadores(as), gestores públicos e representantes da sociedade civil, de modo a possibilitar diálogos sobre os diversos problemas que afetam o meio ambiente amazônico e os desafios que o Estado e a sociedade devem enfrentar para articular ações que promovam o desenvolvimento sustentável na região. Entendemos que a Ciência Política precisa mostrar, ainda mais, a conexão que existe entre a configuração do Estado brasileiro, os conflitos de interesse, as políticas dos governos e os problemas relacionados ao meio ambiente na Amazônia”, explica a professora do PPGCP Eugênia Rosa Cabral.

O evento foi criado tendo em vista a relevância do tema para a região e para o Brasil,o contexto político, social e o fato de a Amazônia ter sido escolhida para sediar a COP 30, sendo uma oportunidade para tomadas de decisão quanto à urgência de enfrentamento dos problemas sociais e ambientais. “Entendemos que a Ciência Política precisa mostrar, ainda mais, a conexão que existe entre a tomada de decisão política e o meio ambiente na Amazônia”, completa a professora.

Para enriquecer o debate, que deve abordar, entre outras temáticas, o agravamento de problemas sociais e ambientais, a pressão política de grupos de interesse por flexibilização das regras ambientais e a mudança na política indigenista, a programação vai contar com conferências, palestras, mesas-redondas e workshops, com a presença de palestrantes de diversas regiões do país. Além dos debates, o evento também contará com o lançamento de coletâneas de artigos produzidos por docentes e egressos do PPGCP, palestrantes e parceiros do Projeto Procad-Amazônia, entre outras produções.

Como participar – Para quem quiser participar do evento, o período de inscrições segue aberto até 29 de fevereiro, via página do evento. As inscrições variam de valor de acordo com a categoria da(o) participante e vão de 10 reais, para estudantes de graduação, a 100 reais, para professoras (es) e pesquisadoras (es) do ensino superior, aos que se inscreverem até o dia 29 de fevereiro. Já a partir do dia 1º de março, haverá uma mudança de valores. Além de estudantes de graduação e professoras (es) e pesquisadoras (es) do ensino superior, podem participar pesquisadoras (es), mestras (es) e doutoras (es), docentes do ensino básico e médio, e discentes de pós-graduação.

Quem desejar pode, ainda, submeter trabalho, até o dia 14 de fevereiro, nas modalidades Pôster-Resumo e/ou Resumo, que aborde as seguintes áreas temáticas: Meio Ambiente e Comportamento Político, Políticas Regulatórias e Conflitos Socioambientais na Amazônia, Meio Ambiente e Políticas Públicas, entre outros.

A expectativa é que esta troca de conhecimento fortaleça as redes de pesquisa e a interação entre Universidade, Estado e Sociedade Civil, para fortalecer o trabalho de políticas em favor da preservação ambiental e da justiça social e ambiental.


TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA 

 

Tags: 

Amazônia, Eventos, Meio ambiente, Políticas Públicas

 

https://ufpa.br/encontro-nacional-de-politica-e-meio-ambiente-na-amazonia-vai-reunir-pesquisadores-de-todo-o-brasil-na-ufpa/ 

 

Abaixo temos local para receber: Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir

 

Nenhum comentário: