quarta-feira, 21 de junho de 2023

Agronegócio, Amazônia e situação Yanomami estão na pauta ambiental do 18º Congresso

formação

...
A programação do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com 15 diferentes linhas temáticas, que já incluem mais de 200 painelistas. Entre os temas, destacam-se as mesas sobre meio ambiente, que abordam assuntos atuais para o jornalismo ambiental. Ao longo do dia 29.jun.2023, o primeiro dia do evento, profissionais da imprensa e especialistas participam de discussões sobre cobertura, agronegócio, crise humanitária e desinformação científica.

A primeira mesa, "Para além da Amazônia: por que precisamos melhorar a cobertura dos outros biomas?", acontece às 11h e as informações sobre os palestrantes serão divulgadas em breve. Em seguida, às 13h, o jornalista e fundador do O Joio e O Trigo, João Peres, participa de debate com a advogada socioambiental Larissa Packer sobre a relação entre o mercado financeiro e o agronegócio. A conversa será mediada pela repórter Tatiana Merlino, que também atua na redação do Joio.

Das 14h30 às 16h, a palestra sobre Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami terá a presença de jornalistas e ativistas, que discutem suas vivências e os bastidores de reportagens de cobertura durante a situação de emergência que ocorre no território. Participam da discussão Sônia Bridi, repórter especial do Fantástico, Talita Bedinelli, cofundadora do Sumaúma Jornalismo, Valéria Oliveira, repórter do G1 em Roraima, e Maurício Yekuana, líder na Hutukara Associação Yanomami. A mediação será feita pela cofundadora e editora executiva da Amazônia Real, Kátia Brasil. Esta mesa contará com transmissão on-line simultânea através da plataforma do congresso.

Além das mesas sobre meio ambiente, a programação também conta com oficina sobre ciência e desinformação. Das 14h30 às 16h, os jornalistas Chloé Pinheiro e Theo Ruprecht, do Podcast Ciência Suja, mostram erros frequentes da cobertura de ciência, debate mediado pela jornalista Raika Moisés, gestora de projetos no Instituto Serrapilheira. A partir de três casos discutidos no podcast Ciência Suja, os instrutores mostram o que aprenderam sobre o movimento antivacina e o negacionismo durante a pandemia de covid-19.

A programação completa do 18º Congresso já está disponível através do site, no qual os inscritos também poderão consultar informações sobre os painelistas, montar uma agenda com os eventos do dia e tirar dúvidas frequentes. O evento acontece entre os dias 29.jun.2023 a 01.jul.2023, na Escola Superior de Propaganda e Marketing - Campus Álvaro Alvim, na Vila Mariana, em São Paulo. As inscrições ainda estão abertas e podem ser efetuadas pelo site.

Serviço
18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo

Crédito da imagem: Marcos Correa/PR


https://www.abraji.org.br/noticias/agronegocio-amazonia-e-situacao-yanomami-estao-na-pauta-ambiental-do-18o-congresso?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=20_06_23_noticias-abraji


Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!
Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

Nenhum comentário: