segunda-feira, 27 de maio de 2024

Crimes de guerra em Gaza: RSF apresenta uma nova queixa (Milandu yankhondo ku Gaza: RSF ikulemba madandaulo atsopano)

 Queridos amigos,



A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) anunciou hoje (27 de maio), que está apresentando sua terceira queixa ao Tribunal Penal Internacional sobre crimes de guerra israelenses contra jornalistas palestinos em Gaza, a fim de pedir ao promotor que investigue os crimes cometidos contra jornalistas palestinianos em Gaza, entre os quais nove repórteres foram mortos entre 15 de dezembro de 2023 e 20 de maio de 2024.

O número de jornalistas mortos pelo exército israeli em Gaza desde 7 de outubro de 2023 ultrapassou a marca de 100 e continua a crescer. Esses jornalistas foram mortos ou feridos no decorrer de seu trabalho. A RSF tem motivos razoáveis para pensar que alguns foram deliberadamente mortos e que os outros foram vítimas de ataques deliberados contra civis pelo exército israelense. 
 

Esta queixa está sendo apresentada no nono aniversário da Resolução 2222 sobre a proteção de jornalistas em tempo de guerra, que o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou por unanimidade em 27 de maio de 2015 e que enfatiza a importância de processar e punir crimes de guerra contra jornalistas.

A impunidade põe em perigo os jornalistas não só na Palestina, mas em todo o mundo. Aqueles que matam jornalistas estão atacando o direito do público à informação, o que é ainda mais essencial em tempos de conflito. Eles devem ser responsabilizados, e a RSF continuará a trabalhar para esse fim, em solidariedade aos repórteres de Gaza.

É graças ao seu apoio que as equipes da RSF são capazes de tomar essas iniciativas destinadas a proteger os jornalistas que arriscam suas vidas para fazer seu trabalho. Somos extremamente gratos a você por nos ajudar a lutar por notícias e informações livremente divulgadas e confiáveis - uma luta que é tão essencial.

 



REPORTADORES SEM BORDERS (RSF)
Antoine Bernard, Diretor de advocacia e assistência de Repórteres sem Fronteiras (RSF)

 

Para apoio, visita a pagina neste link: https://mailchi.mp/rsf.org/round-up-end-of-year-rsf-527808?e=d69dd38959 

 

Abaixo temos local para receber: Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir
 

Um comentário:

Anônimo disse...

O istado da palestina é dever das nações unidas - Ôno, reconhecer, não é favor. e o istádos unidos não pode se opôr, tem qui adotar uma postura de justissa. Nesse caso, justissa é 2 istado vivemdo em armênia,.