Roberta Ferpin | Geral | 18 de abril de 2023 - 23:26 | Última atualização:
A família de Marielle Franco celebrou a decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou que familiares da vereadora Marielle franco e do motorista Anderson Gomes tenham acesso à investigação sobre a motivação e os autores do assassinato ocorrido há cinco anos.
A atual vereadora do Rio de Janeiro e viúva de Marielle, Mônica Benício (PSOL), comentou a decisão, que libera os parentes a tomar conhecimento de provas já produzidas no inquérito, desde que preservando dados sigilosos.
“É uma vitória. O que ganhamos aqui no STJ hoje é nosso direito e se reflete num legado da história e da luta de Marielle. Os familiares são os principais interessados na luta por justiça e temos sido incansáveis na cobrança por transparência e celeridade. Esse passo abre um precedente histórico contra a impunidade a crimes cometidos contra defensores dos direitos humanos”, comentou a vereadora.
Logo após a decisão da Justiça em favor da família, o Instituto Marielle Franco também postou um comentário sobre o caso. Segundo eles, um dia histórico.
... |
Em outra postagem, o perfil do instituto classificou a decisão como “um avanço na luta por justiça e uma vitória para a democracia e os direitos humanos no Brasil”.
Na decisão do STJ, os ministros analisaram o pedido da família para acessar apurações que correm sob sigilo.
A Justiça do Rio negou a liberação do inquérito policial que busca a motivação e autoria imediata do crime.
O argumento foi de que a derrubada do sigilo oferece riscos para as investigações. O caso foi levado ao STJ.
As informações são do G1.
https://www.agendadopoder.com.br/geral/familia-de-marielle-celebra-decisao-do-stj-que-autoriza-acesso-a-inquerito-sobre-o-crime/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=destaques_desta_manha_no_agenda_do_poder&utm_term=2023-04-19
Nenhum comentário:
Postar um comentário