Por Maria Martha Bruno, diretora de conteúdo da Gênero e Número (mm@generonumero.media / @ mmarthabr)
Já parou pra pensar no impacto da covid-19 no tratamento e diagnóstico do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS)? Só nos exames de diagnóstico, como biópsias, houve uma queda de 28%. Nas mamografias, especificamente, uma redução foi de 40%! Médicos alertam que o impacto maior entre os pacientes ainda está por vir.
Com a chegada do Outubro Rosa, a Gênero e Número , em parceria com o Instituto Avon , lança o projeto Câncer de Mama Hoje, com nosso olhar único, baseado em dados, gráficos e apuração rigorosa, para medir os efeitos da pandemia no tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Nesta newsletter, trazemos a primeira reportagem deste projeto, acompanhada de cinco gráficos super explicativos.
Os números confirmam: os exames caíram e os tratamentos em estágios mais avançados da doença aumentaram na pandemia. Com isso, fornece as pacientes e sofre o SUS, com procedimentos que demandam mais recursos. Essas informações foram baseadas nas análises de duas bases de dados que publicamente por aqui: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA) e Sistema de Informação do Câncer (Siscan).
Junto com Natália Leão, nossa coordenadora de dados, Aline Gatto Boueri, colaboradora de longa data da GN, e Marilia Ferrari, responsável pelas visualizações de dados maravilhosas que nossa identidade, começamos hoje um mês fundamental para a cobertura de direitos das mulheres garantidos por lei no Brasil e relacionados ao bem maior: a saúde.
Vem com a gente! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário