terça-feira, 2 de maio de 2023

MPF aciona Google por favorecer conteúdos contrários ao projeto das Fake News

 

Agenda do Poder | Redação | Política·1 de maio de 2023 - 21:00 | Última atualização:1 de maio de 2023 - 22:25

...

Ministério Público Federal (MPF) expediu um ofício questionando o Google sobre um possível favorecimento de conteúdos contrários ao Projeto de Lei das Fake News em resultados de busca da plataforma. A medida foi tomada nesta segunda-feira (1º).

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo usou como base um estudo feito pela NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para fazer os questionamentos.

Veja tambem:

O estudo feito pelo grupo de pesquisadores da UFRJ mostra que um suposto direcionamento de resultados de pesquisa quando um usuário busca por informações sobre o PL 2630 no Google.

Em um teste feito pela NetLab no dia 29 de abril, ao utilizar o termo “PL 2630” para uma pesquisa no Google, a plataforma retornou com um conteúdo patrocinado da própria empresa com o título “Conheça o PL da Censura”.

A expressão “PL da Censura” tem sido usada pela oposição para criticar a proposta que tramita na Câmara. Apesar de o Google não entregar mais o conteúdo patrocinado, o último resultado da primeira página é um post do blog oficial da plataforma com o título “Como o PL 2630 pode piorar a sua internet”.

O estudo afirma ainda que o Google estava sugerindo buscas com a expressão “PL da Censura” em pesquisas com o termo “PL 2630”, mesmo em abas anônimas do navegador.

A NetLab informou que fez um cruzamento de dados que indicou que buscas no Google relacionadas ao PL 2630 não estavam utilizando o termo “PL da Censura”.

Para os pesquisadores, esses dados podem indicar que “o Google vem usando os resultados de busca para influenciar negativamente a percepção dos usuários sobre o projeto de lei”.

Diante dessas informações, o MPF solicitou que o Google preste informações sobre os critérios que nortearam os resultados de busca sobre o termo “PL 2630” em um prazo de 10 dias.


https://www.agendadopoder.com.br/politica/mpf-aciona-google-por-favorecer-conteudos-contrarios-ao-projeto-das-fake-news/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=destaques_desta_manha_no_agenda_do_poder&utm_term=2023-05-02


Abaixo temos local, para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões:


Obs: Pode ser assinado ou anônimo.

Nenhum comentário: