Graça Costa foi nomeada para o novo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) onde atuará com outros 245 integrantes
Élida Galvão | 04/05/2023 14:57 | Esse texto foi publicado originalmente no site do Fundo Dema.
... |
Em representação da sociedade civil, Graça Costa, presidenta do Fundo Dema, foi empossada Conselheira do novo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), durante evento ocorrido nesta quinta-feira (04), no Palácio Itamaraty (DF), com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Com reconhecido histórico de atuação nos movimentos sociais, Graça foi nomeada para o mandato de dois anos, juntamente com outros 245 integrantes, que passam a assessorar o Presidente da República na formulação de políticas públicas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico social sustentável.
A nomeação de Graça vem atender a representatividade da luta em defesa da Amazônia e de seus povos, bem como da justiça climática e socioambiental frente à sua longa trajetória de atuação no Fundo Dema, na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e em diversas outras redes de articulação pela garantia ampla de direitos.
“É uma enorme satisfação do Fundo Dema passar a integrar este Conselho, mas também da nossa expectativa com relação à apresentação de pautas que são próprias do processo que o Fundo Dema vem vivenciando nesses 20 anos de existência, apoiando grupos que antes tinham muita dificuldade de acesso a recursos e que tem desenvolvido muitas iniciativas”, diz Graça Costa, sobre a representatividade do Fundo Dema no Conselho. “A perspectiva é de que nesse espaço de diálogo, de negociação e da possibilidade da garantia de políticas públicas, o Fundo Dema continue a ser esse instrumento de justiça climática e de luta pelos direitos territoriais, pelos modos de vida da população da floresta e também pela manutenção da sociobiodiversidade amazônica”, destaca.
Sobre o Conselho
... |
Brasília (DF) 04/05/2023 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primrira-dama, Janja Lula da Silva, e de vários ministros, participa da primeira reunião do Conselhão – 1ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Esta é a primeira reunião CDESS, após sua recriação pelo Governo Federal. O chamado Conselhão foi extinto em 2019, em meio ao desmonte das políticas públicas e desarticulação da participação social promovidas pelo governo anterior. Entre os/as representantes do Conselho estão também: Davi Kopenawa, liderança indígena; Sueli Carneiro e Zélia Amador, militantes do movimento negro; Pe. Júlio Lancelotti, militante pelos direitos da população em situação de rua; Ayala Ferreira, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Bela Gil, ativista pela agroecologia.
Sob a coordenação do Presidente da República, o Conselho será um espaço de diálogo entre o Governo e sociedade. Tem o propósito de elaborar indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento, além de apreciar propostas de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico social sustentável, e articular as relações do Governo Federal com os representantes da sociedade civil e aos diversos setores representados no colegiado.
*Assessora de Comunicação do Fundo Dema
https://fase.org.br/pt/noticias/presidenta-do-fundo-dema-e-nomeada-para-conselhao-de-lula/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Boletim+135
Obs: Pode ser assinado ou anônimo.
Um comentário:
Com a participação da sociédade, o governo só tem á acertar mais..!
Postar um comentário