segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Hospital Regional de Tucuruí duplica o número de leitos para Covid-19

 

A medida se deu em prevenção à uma alta de casos nos municípios do entorno do Lago de Tucuruí

zedudu.com.br/ 05:37


O Instituto Diretrizes, responsável pela administração do Hospital Regional de Tucuruí (HRT), no sudeste do Pará, ampliou o número de leitos destinados aos pacientes acometidos pela Covid-19. Foram adicionados nove leitos clínicos aos já existentes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados exclusivamente aos casos confirmados da doença.

A decisão foi tomada em antecipação à nova alta de casos em todo o país – a chamada segunda onda – e a possibilidade de um surto nos municípios do entorno do Lago de Tucuruí. Assim, além da manutenção dos nove leitos de UTI já existentes e que continuaram em atividade durante a baixa, foram realizados os procedimentos necessários para a implementação de novos leitos clínicos, que darão suporte aos pacientes confirmados com o novo coronavírus. 

Coordenada pelo Instituto, com o apoio da equipe técnica e dos servidores do HRT, a instalação atende às recomendações da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e do governador Helder Barbalho. “Corremos contra o tempo para concluirmos as adequações necessárias para a entrada em funcionamento destes nove leitos clínicos, que já estão em atendimento aos pacientes,” disse o diretor-geral do hospital, Maílson Peixoto.

A diretora técnica do Hospital Regional de Tucuruí, Dra. Rafaela Butkowsky, explica que a preocupação da equipe, além do aumento no número de novos casos, é baseada em informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que indicam a possibilidade de reinfecção daqueles já acometidos pela Covid-19. 



“O HRT manteve, desde o início da pandemia, em pleno funcionamento os leitos de UTI para os pacientes com a  Covid-19, dando o suporte necessário aos casos graves que são regulados pela Sespa ao HRT, através das solicitações dos municípios da região,” enfatizou. “Estamos trabalhando diuturnamente para que a população receba os cuidados necessários para os atendimentos de média e alta complexidade, e assim, o papel de salvar vidas possa ser desempenhado de forma eficaz em prol de nossa população”.

Além da implementação de leitos clínicos exclusivos para pacientes com Covid-19, o Instituto Diretrizes expandirá as melhorias para outros setores do hospital, de modo a seguir os protocolos de segurança para atendimento aos pacientes. 

As obras de revitalização estrutural terão início nesta segunda-feira (14), nas alas correspondentes ao Pronto-socorro do HRT. “Gradativamente, vamos avançando com as melhorias estruturais em outros setores do hospital, possibilitando estas reformas e adequações emergenciais”, informou a Dra. Rafaela.

No início do mês de dezembro, a equipe técnica da Diretoria de Engenharia da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) esteve no hospital, onde realizou um levantamento minucioso das obras necessárias. 

“Até que seja concluído este levantamento para a tão aguardada reforma geral do nosso Hospital Regional, o Instituto Diretrizes vai realizar gradativamente os serviços necessários para que nossos colaboradores e pacientes possam ter maior comodidade na permanência,” garantiu a diretora técnica.

Com informações da ASCOM/HRT/Instituto Diretrizes

Nenhum comentário: