segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Bolsonaro nega conversa com Putin e critica imprensa

 

Presidente Jair Bolsonaro se encontrou com Vladimir Putin em Moscou no dia 16 de fevereiro (Foto: EVARISTO SA/AFP via Getty Images)
 
  • Presidente Jair Bolsonaro negou que tenha falado com Putin no domingo

  • Bolsonaro disse no domingo que conversou com Putin "há pouco", o que levou a uma confusão por parte da imprensa

  • Presidente criticou a mídia e chamou declarações de "fakenews"

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais na manhã desta segunda-feira (28) para negar que tenha falado novamente com Vladimir Putin, presidente da Rússia. Bolsonaro ainda criticou a imprensa pela “confusão”.

“Não procede a informação que eu teria falado com o Presidente Putin no dia de ontem. Conversei com ele apenas por ocasião da minha visita à Rússia em 16 de fevereiro. A imprensa se supera nas fakenews a cada dia passado!”, escreveu o mandatário.

Na noite de domingo, Bolsonaro havia dito: “Estive há pouco conversando com o presidente Putin, mais de duas horas de conversa. Tratamos de muita coisa, a questão dos fertilizantes foi das mais importantes. Obviamente ele falou alguma coisa sobre a Ucrânia, eu me reservo aí como segredo de não entrar em detalhes da forma como vocês gostariam”.

Parte dos veículos de comunicação considerou que “há pouco” significava que os presidentes de Brasil e Rússia se comunicaram no mesmo dia da declaração. Na verdade, o contato entre eles se deu durante a viagem de Bolsonaro para a Rússia, no dia 16 de fevereiro.

Contra a palavra “massacre”

Bolsonaro passa o feriado de carnaval no Guarujá, no litoral paulista. Questionado por uma jornalista sobre o “massacre” que acontecia por parte dos russos contra os ucranianos. “Você está exagerando na palavra massacre”, respondeu Bolsonaro.

“Eu entendo que hão há interesse de um chefe de Estado em praticar um massacre. Ele [Putin] está sem empenhando em duas regiões no sul da Ucrânia que, em referendo, mais de 90% da população quis se tornar independente e se aproximar da Rússia. É isso que está acontecendo”, declarou o presidente.

Bolsonaro criticou ainda o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. “O povo ucraniano confiou num comediante o destino de uma nação. Ele tem que ter equilíbrio para tratar dessa situação aí”, disse.

 

https://br.noticias.yahoo.com/bolsonaro-nega-conversa-com-putin-e-critica-imprensa-132824077.html

Nenhum comentário: