quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Embalagens de 70% dos alimentos e bebidas ficam menores no Brasil desde 2021 apesar de preços não diminuírem

Leite em pó, refrigerantes, biscoitos doces e salgadinhos são algumas das categorias com embalagens de tamanho reduzido 

Em qualquer ida ao supermercado é possível constatar que os tamanhos de alguns produtos diminuíram, apesar de o preço continuar o mesmo. Pesquisa da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, divulgada pela jornalista Míriam Leitão, no Globo, mostra que 70% dos alimentos e bebidas têm apresentado redução de tamanho desde 2021 no Brasil. Na América Latina, este percentual é menor: 60%.

De acordo com informações da Kantar, leite em pó, refrigerantes, biscoitos doces e salgadinhos são algumas das categorias em que os consumidores estão levando para casa embalagens de tamanho menor. No caso dos sorvetes, o tamanho diminuiu 17% em comparação ao último ano.

A diminuição do volume dos produtos com a manutenção do preço é chamada de reduflação (shrinkflation, em inglês), e está relacionada ao aumento da inflação que eleva os custos de produção das empresas e diminui o poder de compra do consumidor. Por conta disso, muitos fabricantes consideram reduzir o tamanho para manter a média de preços e evitar que os compradores abandonem suas marcas. 

 

https://agendadopoder.com.br/tamanho-de-embalagens-de-70-de-alimentos-e-bebidas-ficam-menores-no-brasil-desde-2021-apesar-de-precos-nao-diminuirem/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=destaques_desta_noite_no_agenda_do_poder&utm_term=2024-01-25 

 

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