sábado, 20 de janeiro de 2024

Sensor de luz ambiente dos celulares pode espionar você

Informática

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/01/2024

Projetado apenas para detectar a luz ambiente para ajustar o brilho da tela, o sensor de luz é suficiente para produzir imagens de qualidade razoável. [Imagem: Yang Liu et al. - 10.1126/sciadv.adj3608]


Sensor de luz ambiente espião

Os hackers não precisam mais encontrar meios para acionar a câmera dos seus dispositivos inteligentes, como celulares e tablets, para obter imagens suas.

É possível obter imagens de qualidade razoável do que está à frente da tela usando apenas os sensores de luz ambiente, que são usados para ajustar o brilho da tela ao nível de iluminação de cada local. 


Publicidade

E, ao contrário, das câmeras, o sistema operacional não controla o acesso dos aplicativos a esse sensor, o que significa que ele pode ser explorado livremente por pessoas ou empresas mal-intencionadas.

Yang Liu e colegas do MIT, nos EUA, demonstraram essa possibilidade criando um algoritmo de imagem computacional para recuperar uma imagem do ambiente a partir da perspectiva da tela usando mudanças sutis de intensidade de luz de ponto único desses sensores, demonstrando como os hackers poderiam usá-los para gerar imagens de objetos que estão à frente da tela.

Os pesquisadores descobriram que os sensores de luz ambiente podem capturar imagens das interações de toque dos usuários, dispensando o uso da câmera. Esses sensores podem rastrear gestos regulares, como rolar e deslizar, e capturar como os usuários interagem com seus telefones enquanto assistem a vídeos. Por exemplo, aplicativos com acesso nativo à sua tela, incluindo tocadores de vídeo e navegadores da web, podem espioná-lo para coletar esses dados sem permissão.

"Muitos acreditam que esses sensores devem estar sempre ligados," disse Liu. "Mas, assim como a teletela [da distopia 1984, de George Orwell], os sensores de luz ambiente podem capturar passivamente o que estamos fazendo sem nossa permissão, enquanto os aplicativos são obrigados a solicitar acesso às nossas câmeras. Nossas demonstrações mostram que, quando combinados com uma tela, esses sensores podem representar algum tipo da ameaça à privacidade de imagens, fornecendo essas informações aos hackers que monitoram seus dispositivos inteligentes."

Projetado apenas para detectar a luz ambiente para ajustar o brilho da tela, o sensor de luz é suficiente para produzir imagens de qualidade razoável.
[Imagem: Yang Liu et al. - 10.1126/sciadv.adj3608]

Como evitar a ameaça

A coleta das imagens requer um processo de inversão dedicado, onde o sensor de luz ambiente primeiro coleta variações de baixa taxa de bits na intensidade da luz, parcialmente bloqueadas pela mão que faz contato com a tela. A seguir, as saídas são mapeadas em um espaço bidimensional, formando um problema inverso com o conhecimento do conteúdo da tela. Um algoritmo então reconstrói a imagem a partir da perspectiva da tela, repetindo os passos para eliminação do ruído e otimização da imagem por meio de aprendizado profundo. O resultado é uma imagem pixelada da atividade manual.

Os pesquisadores sugerem duas medidas de mitigação da ameaça, mas que deverão ser tomadas pelos fornecedores dos sistemas operacionais: Reforçar as permissões e reduzir a precisão e a velocidade dos sensores.

Primeiro, eles recomendam restringir o acesso ao sensor de luz ambiente, permitindo que os usuários aprovem ou neguem essas solicitações de aplicativos. Para evitar ainda mais quaisquer ameaças à privacidade, a equipe também propôs limitar as capacidades dos sensores. Ao reduzir a precisão e a velocidade destes componentes, os sensores revelariam menos informações privadas.

Do lado do hardware, o sensor de luz ambiente não deveria estar voltado diretamente para o usuário em qualquer dispositivo inteligente, argumentam, mas sim colocado na lateral, onde não capturaria nenhuma interação de toque significativa. Bibliografia:

Artigo: Imaging privacy threats from an ambient light sensor
Autores: Yang Liu, Gregory W. Wornell, William T. Freeman, Frédo Durand
Revista: Science Advances
Vol.: 10, Issue 2
DOI: 10.1126/sciadv.adj3608

 

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sensor-luz-ambiente-celulares-espionar-voce&id=010150240118&ebol=sim 

 

Abaixo temos local para receber: Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir.


Nenhum comentário: