quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Operação interrompe extração ilegal de ouro e cobre no Pará


Garimpos de ouro e cobre foram paralisados em ação conjunta histórica no sudeste paraense

Por: Redação | 25/01/2024 às 07h21 

Foto A Polícia Federal seguirá com a abertura de inquéritos para investigar a conduta dos infratores

Redenção, PA - Uma megaoperação coordenada entre a Polícia Federal, o ICMBIO e a Polícia Militar Ambiental acabou com a atividade ilegal de cinco garimpos de ouro e cobre em São Félix do Xingu/PA. Batizada de Operação Abre Alas, essa investida ocorreu nesta terça-feira (23/1), marcando um marco significativo na proteção ambiental da região.

O resultado foi impressionante: 14 acampamentos foram desativados e uma série de equipamentos, incluindo escavadeiras hidráulicas, motores, geradores e veículos, foram destruídos no local, pois sua remoção era inviável. Além disso, armas e munições foram apreendidas, embora a quantidade ainda não tenha sido oficialmente divulgada.

Um contingente de 24 Policiais Federais, agentes do ICMBIO e policiais militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Pará, além de recursos aéreos, foram mobilizados para a operação. Quatro garimpos de ouro e um de cobre foram flagrados em funcionamento e tiveram suas atividades imediatamente interrompidas pelas autoridades.

O principal objetivo dessas ações conjuntas é deter a poluição nos rios Aquiri e Itacaiunas, que têm sido afetados pelo despejo de rejeitos e mercúrio provenientes das atividades ilegais.

O testemunho de diversos trabalhadores foi crucial para identificar os financiadores dessas operações ilícitas, impulsionando ainda mais os esforços das autoridades.

Essa operação é apenas uma parte de uma série de medidas dos órgãos ambientais e da Polícia Federal para investigar a origem da contaminação na bacia hidrográfica da região.

A Polícia Federal seguirá com a abertura de inquéritos para investigar a conduta dos infratores, os quais poderão enfrentar acusações por crimes ambientais, usurpação de recursos da União e violações do Estatuto do Desarmamento. (Com informações da PF)

 

https://portaljacunda.com.br/noticia/36223/operacao-interrompe-extracao-ilegal-de-ouro-e-cobre-no-para

Abaixo temos local para receber: Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir.

   

2 comentários:

Anônimo disse...

Não Basta só imterronpêr as atividades ilegal e predatório destes tipo de mineradôres, mais se faz nesseçário o bloqueio dos bens ádiquirido com a atividade ilegal, pra cobrir os préjuízos.!

Anônimo disse...

Urge combater os milicianos que habitam em luxuosas cobertura e estão impunes.