25 de abril de 2022
Depois das chuvas do dia 15 de abril, as comunidades indígenas na cidade São Félix do Xingu, sudeste do Pará, permanecem isoladas porque até a Defesa Civil encontra dificuldades nas estradas que chegam até as regiões afetadas.
Dez dias após as fortes chuvas, as vias de acesso para as aldeias Kamotio, Pykatum, Kramaiti e da aldeia Kenopyre estão interditadas por conta da água e da lama. De acordo com o coordenador dos Kayapos do sul do Pará, “as moradias tiveram que ser cobertas por lonas por conta da falta de bica das palhas, para a água não invadir dentro das residências.”
As chuvas registradas no dia 15, tiveram ventos de até 130km por hora, segundo o site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Algo que não costuma acontecer na região, já que o clima para este período do ano não costuma ter chuvas e é considerado o “verão amazônico”.
Para ajudar essas comunidades indígenas que estão isoladas, e cerca de outras 35 mil pessoas também atingidas pelas chuvas, a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira criou uma “vaquinha” online para arrecadar fundos para compra de kits humanitário como itens de higiene, alimentos básicos, água, fraldas e até ração para animais domésticos. Os valores arrecadados serão entregues à Defesa Civil da cidade para atendimento às famílias atingidas.
*Matéria atualizada as 16:58 para acréscimo de informações
Fonte: Amazônia.org
https://amazonia.org.br/comunidades-indigenas-estao-isoladas-apos-chuvas-em-sao-felix-do-xingu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário