As rodovias interligam Marabá e o porto de Vila do Conde, em Barcarena, cidade vizinha à capital, e são o principal corredor logístico para o escoamento da produção de minérios e agropecuária do Pará, além de ser hub de acesso a outras regiões do estado.
A concessão, que terá duração de 30 anos, possui 526,4 quilômetros de vias e prevê R$ 3,7 bilhões em investimentos ao longo de todo o período. Isso inclui a duplicação de trechos das vias e a criação de novos acostamentos, além da manutenção e segurança. A empresa poderá explorar pedágio nas duas rodovias.
“Além disso, há a economia para o estado, que não precisará mais investir R$ 90 milhões por ano na manutenção, o que permite investir em outras estradas,” disse o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), que postou um vídeo em suas redes sociais enquanto chegava a São Paulo para o evento.
O consórcio vencedor não ofereceu nenhum ágio sobre o valor mínimo para a outorga fixa a ser paga pela concessão ao governo do estado, que era de R$ 10 milhões. Além disso, o contrato prevê a remuneração de outorgas variáveis ao Pará ao longo de toda a concessão, em valor total de R$ 450 milhões.
“Receberemos a outorga fixa mais as outorgas variáveis, já que o estado do Pará terá participação direta na arrecadação [da concessão] ao longo de todos esses anos,” disse Barbalho, após o término do evento na B3.
A expectativa é de geração de 3 mil empregos diretos e indiretos.
Os trechos do subsistema rodoviários leiloados foram:
- PA 150, Trecho: Morada Nova – Goianésia do Pará – Entr. PA 475/256 com extensão 333,00 km;
- PA 475, Trecho: Entr PA 150/256 – Entr. PA 252 com extensão 41,60 km;
- PA 252, Trecho: Entr. PA 475 – Entr. PA 151/252 com extensão 42,30 km;
- PA 151, Trecho Entr. PA 252 – Entr PA 483/Alça Viária com 21,50 km e
- PA 483, Trecho: Acesso Área Portuária Vila do Conde (Barcarena) – Entr. PA 151/ Alça Viária com extensão 18,60 km.
Por Val-André Mutran – de Brasília
4 comentários:
Isto vai imcariçêr mais as passes. Acima, como todas as privatizações, É sempre piór pra população. De baixa renda!..
Isto vai imcariçêr mais as passes. Acima, como todas as privatizações, É sempre piór pra população. De baixa renda!..
Não tem nimguem q. Reclamáse, ..nem PT, NEM PSOL, NEM PC do B,..! Tão TODOS de acordo.!
Não seria a hora de Dividir o listado em 2?..
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