SAÚDE PÚBLICA
Unidade registra 600 mil atendimentos, garante consultas especializadas, tem central diagnóstica, clínica de hemodiálise e o Núcleo Natea.
Publicado em 19/06/2024 ! Portal Cidade de Tucuruí, às 16:30 | Atualizado em 19/06/2024 às 11:05
Entregue pelo governo do Pará, em junho de 2022, a Policlínica Lago de Tucuruí tem mudado a realidade da população do sudeste paraense. Maria Antônia da Silva, de 70 anos, precisa fazer sessões de hemodiálise três vezes por semana. Para fazer o tratamento, a idosa teve de se mudar para o município vizinho, Marabá, já que as condições clínicas dela não a permitiam os constantes deslocamentos. Mas, a história mudou, Maria Antônia voltou para casa, e na sua própria cidade, segue com a terapia.
Maria conta que começou a fazer o tratamento na Poli Lago de Tucuruí, em outubro de 2022. “Quando fiquei sabendo da oferta do serviço aqui em Tucuruí, fiz logo a solicitação da transferência e fiquei muito feliz por ser aceita, voltar para minha casa e, principalmente, ficar próximo à minha família. Sou bem acolhida, o ambiente é confortável e seguro. Estou feliz”, disse emocionada.
Operação
Assim como a idosa, milhares de pessoas já foram beneficiadas ao longo do funcionamento da unidade de saúde do governo do Estado, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia – Issaa. A Poli Tucuruí já realizou quase 600 mil atendimentos à população ao entorno do Lago. De junho de 2022 até o final de abril de 2024, foram contabilizadas 66.955 consultas médicas; 20.478 consultas não médicas, ou seja, com enfermeiros e assistentes sociais, por exemplo.
Neste mesmo período, o serviço de diagnóstico entregou 319.182 exames de imagem e laboratoriais. Também houve 10.689 sessões na clínica de hemodiálise e 116.419 atendimentos da equipe multiprofissional. A Poli de Tucuruí também realizou 374 pequenas cirurgias.
Infraestrutura
O diretor executivo da unidade, Sérgio Félix, observa que a unidade conta com a capacidade de realizar até 9 mil atendimentos por mês. “Temos uma infraestrutura de 30 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala para exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-X, métodos gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia, consultórios para atendimento ambulatorial e o Natea”, detalhou.
Natea
A Poli de Tucuruí também conta com o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), anexo à unidade. Neste período, foram feitos 34.705 atendimentos. Com o atendimento, a Eloá Sophia, teve uma significativa evolução em seu quadro. “Em quase dois anos de terapia aqui no Natea, ela está interagindo com outras crianças. Antes ela tinha medo e hoje ela se envolve nas brincadeiras. E isso, é um resultado muito significativo, pois foi difícil chegar até aqui”, contou Marluce Moura, mãe de Heloá.
Demanda
A secretária de Saúde Pública do Pará, Ivete Vaz, garante que a entrega da unidade, no dia 25 de junho de 2022, foi um ato transformador no cenário da saúde pública do município e região. “A unidade é um equipamento fantástico que garante a população da região um polo de qualidade no atendimento, trazendo hemodiálise, que é uma articulação da sociedade civil, há tempos. Com a Poli, os pacientes renais crônicos não precisam mais se deslocar para Belém ou Marabá e, ficam próximos às suas famílias durante o tratamento”, destacou a titular da pasta.
https://tucurui.portaldacidade.com/noticias/cidade/em-2-anos-policlinica-de-tucurui-muda-cenario-de-saude-da-regiao-sudeste-4601
Abaixo temos local para receber: Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!
Obs:
Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir
Nenhum comentário:
Postar um comentário