O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (20) para trocar sete parlamentares na Câmara dos Deputados com base em uma nova interpretação sobre o cálculo das sobras eleitorais.
A decisão foi tomada em um julgamento virtual e teve o apoio dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Kassio Nunes, Flávio Dino, Dias Toffoli e Cristiano Zanin.
No entanto, o ministro André Mendonça pediu destaque, o que significa que o tema será novamente pautado no plenário do STF, reiniciando a votação. Apesar disso, os votos já manifestados pelos seis ministros devem ser mantidos.
Essa mudança na composição da Câmara dos Deputados beneficiará o governo Lula, que contará com mais parlamentares de partidos alinhados ao Planalto. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, pretende pautar o tema no segundo semestre deste ano.
Os deputados que deverão perder suas cadeiras são:
- 1. Silvia Waiãpi (PL-AP)
- 2. Sonize Barbosa (PL-AP)
- 3 . Goreth (PDT-AP)
- 4. Augusto Pupiu (MDB-AP)
- 5. Lázaro Botelho (PP-TO)
- 6. Gilvan Máximo (Republicanos-DF)
- 7. Lebrão (União Brasil-RO)
Eles serão substituídos, respectivamente, por:
1. Aline Gurgel (Republicanos-AP)
- 2. Paulo Lemos (Psol-AP)
- 3. André Abdon (PP-AP)
- 4. Professora Marcivania (PCdoB-AP)
- 5. Tiago Dimas (Podemos-TO)
- 6. Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
- 7. Rafael Fera (Podemos-RO)
Anteriormente, o STF havia decidido que a mudança no cálculo das sobras eleitorais não deveria afetar a configuração dos eleitos em 2022. No entanto, a nova interpretação da maioria da Corte é que a alteração deve valer para a atual legislatura, resultando nas substituições mencionadas.
https://agendadopoder.com.br/stf-tem-maioria-para-trocar-sete-parlamentares-da-camara-dos-deputados-com-novo-calculo-das-sobras-eleitorais-veja-lista/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=destaques_desta_tarde_no_agenda_do_poder&utm_term=2024-06-22
Obs:
Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir
Um comentário:
É uma pena saber que tais deputados serão substituídos por outros que não irão apoiar a excencia verdadeira de quem precisa. Esses que estão querendo retirar são aqueles que não apóiam o ladrão por nome de LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, O MAIOR LADRÃO FO PLANETA E QUE HOJE VOCÊS CHAMAN DE PRESIDENTE.
Postar um comentário