Empreendimento deve ganhar trafegabilidade em novembro de 2024
Matéria Blog Zé Dudu | Publicado em 27/08/2024 | às 18:31
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que as obras de construção da estrutura da ponte de 1,7 quilômetro de extensão, no Rio Araguaia, ligando os municípios de Xambioá (PA) e São Geraldo do Araguaia (TO) atingiram 90%, e até novembro, o tráfego será liberado.
O empreendimento recebeu investindo R$ 233 milhões na construção da Obra de Arte Especial (OAE). Principal eixo de escoamento da produção agropecuária do Tocantins e do Pará, a BR-153/TO/PA está prestes a ganhar um importante reforço para o progresso econômico da região.
Restam ainda, para a conclusão das obras, os serviços de pavimentação asfáltica, sinalização viária, iluminação e a laje de transição para os aterros dos acessos a ela. A previsão é de que a ponte esteja concluída no fim do mês de setembro deste ano. Com as obras dos acessos já iniciadas, ela ganhará trafegabilidade já em novembro de 2024, através da rampa de acesso, que será liberada para os veículos.
As obras complementares dos acessos seguirão por mais alguns meses, com previsão de conclusão para julho de 2025.
Com uma plataforma de 12 metros de largura de pista e acostamento e calçadas com 1,5m de largura de cada lado, a ponte é uma reivindicação antiga da população, já que no local a travessia ainda é feita por balsa.
Com o empreendimento, o Dnit prevê a otimização do transporte de cargas e diminuição do tempo das viagens entre os dois estados, facilitando, ainda, a integração multimodal com a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia, reduzindo custos e contribuindo para o desenvolvimento dos dois estados.
Também há a expectativa de que o tráfego diário da rodovia, hoje de cerca de 1500 veículos, cresça significativamente.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
Tags
Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!
Obs:
Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir
Nenhum comentário:
Postar um comentário