sábado, 30 de setembro de 2023

Conversas obtidas pela PF mostram que Lava Jato negociou com jornalismo da Rede Globo para “descer a lenha” em Lula (leia os diálogos)


AGENDA DO PODER | Carole Bê | Política·30 de setembro de 2023 - 17:01
 

Imagens ilustrativa
 

O dia 26 de novembro de 2018 foi agitado para os procuradores da finada “lava jato”. Naquela data, o Ministério Público Federal denunciou o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta lavagem de dinheiro em um negócio na Guiné Equatorial.

Em diálogos obtidos pela “operação spoofing”, às quais a revista eletrônica Consultor Jurídico teve acesso, os lavajatistas demonstraram intimidade com a imprensa. Eles comemoraram o fornecimento exclusivo de informações para o “Jornal Nacional”, da Rede Globo, e desenharam os desdobramentos da notícia em outros veículos.

“JN é uma ótima!!! Mas de qq forma é bom Tb depois dar uma provocada no Josias, Miriam Leitão, etc, para descerem a lenha”, escreveu a procuradora Laura Tesler — os diálogos são reproduzidos nesta reportagem em sua grafia original.

Os procuradores combinaram a estratégia, que envolvia passar a informação para a Rede Globo e, depois, para o jornalista Josias de Souza, com embargo para divulgação apenas depois da veiculação do “Jornal Nacional”

Na ocasião, o advogado de Lula, Cristiano Zanin (hoje ministro do Supremo Tribunal Federal), classificou a denúncia como um atentado ao Estado democrático de Direito. “É mais um duro golpe no Estado de Direito porque subverte a lei e os fatos para fabricar uma acusação e dar continuidade a uma perseguição política sem precedentes pela via judicial.”

Anos depois, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) trancou a ação penal contra Lula reconhecendo que não havia elementos mínimos a justificar sua tramitação.

Leia a seguir os diálogos na íntegra:

26 Nov 18

21:16:01 Deltan Pessoal, preciso de uma opinião

21:18:00 Deltan 889015.ogg

21:20:16 Welter Prr Deixa para o JN os nomes, mas acho que valia a pena divulgar alguma coisa nas redes sociais

21:20:40 Julio Noronha Tb acho q vale deixar para o JN, e na sequência nas redes sociais

21:21:17 Athayde Voto no JN

21:21:41 Athayde Dps os demais surfarao na onda e vai aumentar a pressao

22:41:36 Orlando SP JN traz repercussão maior.

22:50:05 Roberson MPF JN é uma ótima!

22:55:52 Laura Tessler JN é uma ótima!!! Mas de qq forma é bom Tb depois dar uma provocada no Josias, Miriam Leitão, etc, para descerem a lenha

23:16:12 Deltan Barroso falou pra Josias que estávamos fazendo levantamento, mas não passou. Josias pediu

23:17:30 Deltan Opções: 1. Rechecarmos tudo e fazermos release logo antes do JN 2. Liberar Vladimir Neto pra soltar 3. Passar pra Josias com embargo, pra soltar no começo do JN 4. Vcs fazerem um vídeo na FT falando os nomes e que absurdo seria e eu posto

27 Nov 18

00:40:55 Deltan https://oglobo.globo.com/brasil/stf-deve-julgar-prisoes-em-segunda-instancia-no-inicio-de-2019-23260545

09:31:48 Deltan A arte da sedução, para solteiros e casados que querem reconquistar seu amor a cada dia rs https://youtu.be/3E46oWB4V0s

10:16:18 Diogo Opa

11:49:47 Januario Paludo a promoção deu xabu. A vaga era da aposentadoria do Moacir, que conseguiu voltar com liminar do STJ.

12:00:51 Paulo Vixe

12:01:53 Jerusa Que vergonha o STJ

12:09:00 Julio Noronha [Coluna] – O Estado de S. Paulo: http://bit.ly/2FGbS8j

12:09:25 Laura Tessler ótimo!!!!

12:51:34 Laura Tessler Zaf

13:31:02 Paulo hoje teremos reunião no horário definido

13:31:20 Laura Tessler 14h?

13:36:45 Diogo 13:45

13:36:48 Diogo 14 hs tenho reuniao ja

13:47:38 Diogo sem reuniao entao?

13:49:55 Julio Noronha Reunião sim

13:50:04 Julio Noronha Partiu?

13:58:33 Paulo po

13:58:37 Paulo não boicotem

16:33:11 Paulo Reunião 27/11/18 (PG JN AC DC IG JP LT): 1. Aia Pasadena com AGU: ratificada decisão de ficar como custos legis (v. reunião 19/10) 2.Diogo: 2.1. Acordo Ecorodovias é o que está com os melhores anexos. 2.2. Pedir nova prisão piloto, pois: a. Barroso agora prevento; b. 3 imõveis do filho desempregado pagos em espécie; 2.3. corretor foi procurado para que omitisse essa informação; d. Egmont identificou conta de Abi (foragido) no Paraguai. Aprovado, porém informação de Egmont não pode ser usada.

Com informações do 247.
 
 
https://www.agendadopoder.com.br/politica/conversas-obtidas-pela-pf-mostram-que-lava-jato-negociou-com-jornalismo-da-rede-globo-para-descer-a-lenha-em-lula-leia-os-dialogos/ 
 
 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

 

Você é responsável pela defesa de todas as infâncias, Leitor

 

Conselho Tutelar é lugar de defesa de direitos e não de pauta de costumes

Ponte | Newsletter nº 255 -30 de setembro de 2023  -  Visualizar como página web

...

Qual seria a sua reação se uma criança da sua família fosse retirada dos pais apenas por sua religião? Ou se um adolescente próximo a você fosse constrangido por sua sexualidade ou gênero pelo órgão que deveria protegê-lo?

Em 2020, a Ponte contou a história da manicure Kate Ane Belintani, que teve a guarda da filha retirada pela Justiça em razão de um ritual de candomblé. O caso ocorreu em Araçatuba, no interior de São Paulo, onde o Conselho Tutelar local acolheu uma denúncia de maus-tratos e abuso sexual feita pela avó da criança, que é evangélica. Mesmo com a perícia negando qualquer abuso, a mãe teve a guarda retirada em uma decisão vista pela manicure como intolerância religiosa.

Esta semana, nossas colegas do Portal Catarinas denunciaram que canais de Telegram voltados à defesa do homeschooling estão se mobilizando para influenciar a votação em candidatos comprometidos com “valores cristãos”. A reportagem compartilhou um guia de atuação. O documento está com “a assinatura” e o contato do pastor e candidato a deputado estadual de SP, Cláudio Apolinário, que defende que os valores de sua crença sejam impostos a todas as crianças.

Enquanto a extrema direita e os sepulcros caiados ambulantes – este é o nome correto a ser atribuído a esse tipo – querem impor seus valores morais acima da lei, a Ponte se une aos movimentos que defendem que crianças e adolescentes sejam protegidos e tenham seu direito de crescer, se desenvolver e de realizar sonhos.

Conselho Tutelar não é ferramenta de imposição de valores ou de pauta de anti direitos, mas de proteção de direitos, simples assim. É a materialização dentro do Estado do ditado africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

É nossa responsabilidade participar da escolha de novos conselheiros tutelares comprometidos com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e com a Constituição Federal na garantia dos direitos dessa população. Para garantir a proteção de crianças contra as violências praticadas pelo Estado. Para salvaguardar acesso à vida, educação, saúde, cultura e paz desses cidadãos mais vulneráveis. Por isso indicamos em uma reportagem publicada essa semana quais plataformas reúnem perfis de candidatos engajados com o ECA.

Você tem o dever de no próximo domingo (1/10) entre 8h e 17h, deixar o conforto do seu lar e participar dessa escolha tão importante quanto as escolhas que fizemos em outubro do ano passado. Consulte o site de sua prefeitura para saber qual é o seu local de votação, leve seu título de eleitor e faça a diferença na vida de crianças e adolescentes à sua volta. A votação pode ser facultativa, mas nossa responsabilidade não é.


Até a próxima,











DESTAQUES

PMs que taparam câmeras e mataram jovem negro no litoral de SP irão a júri popular


‘Pela vida das mulheres’: ato pela descriminalização do aborto reúne multidão em São Paulo


Em nome de todas as fés: iniciativa em AL promove respeito às religiões de matriz africana


Em quem votar nas eleições dos Conselhos Tutelares


Mortes pelas polícias de SP sobem 85% em agosto sob Tarcísio


Artigo |Descriminalização do aborto: esperança e transformação


Três jovens negros são acusados de roubo após reconhecimento irregular


Liminar que obrigava uso de câmeras em PMs da Operação Escudo dura um dia



 

PONTE DE ONTEM

Em fevereiro de 2020, a Justiça de São Paulo determinou que o governo do estado disponibilizasse água quente para presos. À época, apenas 27 presídios tinham esse acesso. Entretanto, só em setembro do mesmo ano, o governo Dória anunciou que iria fazer a instalação. Porém, não apresentou nenhum documento para a Defensoria sobre como seria o projeto de implantação , responsável pelo processo movido contra o estado 13 anos antes.


POR AÍ


Denúncia ao MP: deputada questiona PM por munição usada na morte de jovem negro no Morumbi (Alma Preta, 29/9)


O que o Congresso Nacional pensa sobre aborto? (Revista AzMina, 29/9)


Do medo ao alívio: acompanhantes transformam experiências de aborto na América Latina (Gênero e Número, 28/9)


Polícias do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco cometeram 331 chacinas em sete anos (Agência Pública, 28/9)


PL contra casamento homoafetivo tem chance remota de aprovação, dizem juristas (Agência Diadorim, 27/9)


Pesquisadoras rebatem fala de Lula sobre ministra negra no STF (Nós Mulheres da Perifería, 27/9)


O cotidiano da violência em Salvador, onde está a PM mais violenta do Brasil

(Marco Zero Conteúdo, 27/9)

 

VAI LÁ

A Ponte está entre os finalistas na eleição dos + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira! Esta iniciativa é fruto da parceria entre o Portal dos Jornalistas, 1Papo Reto, Portal Neo Mundo e Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. Estamos concorrendo na categoria "Veículos liderados por jornalistas negros(as)". A votação acontece de forma virtual até 05/10. 


https://app.rdstation.email/mail/114a1d29-d5e3-47c7-8c03-38551799c435?utm_campaign=newsletter_255_setembro2023&utm_medium=email&utm_source=RD+Station


Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.








sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Relatório da PF mostra que, enquanto era juiz, Moro teve conversa de uma hora com réu

AGENDA DO PODER | Judiciário

...

Um relatório sigiloso da Polícia Federal, de 2005, mostra que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR)) conversou por uma hora em uma ligação com o empresário Tony Garcia. À época, Moro era o juiz nos processos penais nos quais Garcia foi réu. O documento foi obtido pela GloboNews.


A ligação encontrada pela PF foi feita no dia 5 de abril de 2005, das 11h às 12h.

Segundo o relatório da PF, o empresário disse a Moro que um inquérito no qual ele era um dos alvos estava indiciando apenas “bagrinhos”. O então juiz teria respondido que, independentemente do acordo de delação que Garcia tinha firmado, ele seria condenado.

Em resposta, Moro afirmou, por meio de nota, que Tony Garcia é “um criminoso que foi condenado, com trânsito em julgado, por fraude e apropriação indébita”. O ex-juiz disse que o acordo de delação firmado foi completamente documentado.

Os documentos estavam em sigilo na 13ª vara de Curitiba, onde Moro atuava como juiz, e foram enviados na quarta-feira (17) ao STF (Supremo Tribunal Federal).
 
Arquivos revelam que Moro teria feito um acordo de colaboração premiada com Garcia. Em troca, o delator deveria grampear, monitorar e levantar provas contra magistrados do Paraná que tinham foro privilegiado. O acordo, feito em dezembro de 2004, previa que Tony, que era ex-deputado estadual e réu na época, usasse escutas em encontros com os alvos.

Há registros de conversas telefônicas do ex-juiz com o réu, em que Moro chega a cobrar a entrega das tarefas que tinham sido estabelecidas no acordo. Os autos ainda que a colaboração assinada por Moro previa 30 missões a serem cumpridas pelo delator.

Tony Garcia busca no STF a anulação de todos os efeitos da ação de Moro contra ele. O caso está com o ministro Dias Toffoli.

Com informações do UOL
 
 
https://www.agendadopoder.com.br/judiciario/relatorio-da-pf-mostra-que-enquanto-era-juiz-moro-teve-conversa-de-uma-hora-com-reu/ 
 
 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

 

Reuters: “Brasil cria força-tarefa sem precedentes para enfrentar seca na Amazônia”, destaca Marina


...

Nesta quinta-feira (28), as notícias sobre o país giraram em torno da seca na Amazônia, impulsionadas pelas declarações da ministra Marina Silva (Meio Ambiente) na Reuters e pelas impactantes imagens veiculadas pela Agência EFE dos peixes mortos na região.

POR TATIANA CARLOTTI

As denúncias do empresário curitibano e ex-deputado Tony Garcia, que atestam o modus operandi de Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato e atual senador da República, pela União Brasil, ainda não ganharam as manchetes internacionais. Nesta quinta-feira (28), as menções ao país no exterior giraram em torno da seca na Amazônia, com as declarações da ministra Marina Silva (Meio Ambiente) na Reuters e das impactantes imagens disseminadas pela Agência EFE dos peixes mortos na região.
 
Marina destacou que o governo Lula vem preparando uma força-tarefa para fornecer assistência emergencial aos habitantes da região atingidos pela grave seca na bacia amazônica, responsável pela redução do volume dos rios. “Temos uma situação muito preocupante. Esta seca recorde perturbou as rotas de transporte fluvial, ameaçando a escassez de alimentos e água, e uma grande mortalidade de peixes já está começando”, afirmou. Ela explicou que existe uma colisão de dois fenômenos envolvendo essa seca: “um natural que é o El Niño e outro um fenômeno produzido pelo homem, que é a mudança na temperatura da Terra”.

Nas imagens da Agência EFE, que correram o mundo, é possível ver milhares de peixes mortos boiando nas lagoas da Reserva Ambiental de Desenvolvimento Sustentável do Lago do Piranha, em Manacapuru, às margens do rio Amazonas. No argentino Página 12, o tema também foi destaque. O francês Liberatión trouxe uma reportagem sobre o “Curupira”, uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas que permite detectar os sons de motosserras, tratores e outras ferramentas e assim combater o desmatamento. Já o mexicano Sin Embargo republicou uma reportagem da Deutsche Welle sobre o uso de mercúrio na mineração na Amazônia.

“Quando nos encontramos, a ministra Marina Silva (Brasil) nos mostrou em seu celular fotos das terríveis doenças que afetam as crianças devido ao uso de mercúrio na mineração”, contou Eva Kracht, chefe de Assuntos Internacionais do Ministério do Meio Ambiente alemão, durante a Conferência Mundial sobre Gestão de Produtos Químicos (ICCM5), em Bonn (Alemanha), onde foi apresentado um estudo sobre os problemas gerados pelo uso indiscriminado do mercúrio nas operações de extração mineira na Amazônia.

ENCHENTES NO SUL

Enquanto a seca castiga a Amazônia, as enchentes desabrigam as famílias no Sul. Nesta quinta-feira, a primeira-dama Janja da Silva participou da comitiva do governo federal no Vale do Taqueri (RS). A União vai dispor de R$ 1 bi em créditos para a região. Em suas redes sociais, ela se manifestou: “unindo corações e forças para reconstruir o Rio Grande do Sul. Hoje testemunhei a resiliência das famílias após as enchentes que atingiram e destruíram boa parte da região do Vale do Taquari. Junto com o Ministro Paulo Pimenta, fiz a entrega simbólica de 20 mil cestas básicas nos municípios de Estrela, Muçum e Arroio do Meio. Articulamos para que a doação das cestas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos chegassem aos locais mais atingidos pelas enchentes causadas pela crise climática. Seguiremos caminhando juntos com muita união, reconstrução e solidariedade.”

Enquanto isso, a direita busca atacar a presença da primeira-dama na agenda do governo, criando factóides com repercussão no The Brazilian Report.

MARCO TEMPORÁRIO


A mídia internacional repercute negativamente a aprovação pelo Senado Federal do Brasil do marco temporário para a demarcação de terras indígenas, visando anular a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, quando foi afastada a ameaça que pairou durante anos sobre os povos indígenas. A decisão dos senadores ganhou destaque na cubana Prensa Latina e no português Correio da Manhã que chama a atenção para o caráter conservador do Congresso Brasileiro.

O mexicano La Jornada lembra que também ficou decidido pelos senadores que “os produtores que adquiriram de boa-fé terras que tradicionalmente pertencem aos povos indígenas têm direito a uma indenização do Estado”. Já a Reuters ouve o deputado Pedro Lupion, do Progressistas, liderança da bancada ruralista, que afirma: “Iremos prosseguir com os nossos planos legislativos, independentemente do que o tribunal faça”.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS


O imbróglio em torno da cobrança de pedágio pela Argentina em trechos do Rio Paraná, compartilhados pelos demais países do Mercosul, acena para um desfecho. Sob a manchete “Hidrovía: concordam com a necessidade de cobrança de pedágio e estabelecem prazo de 60 dias para discutir o valor da tarifa”, o El Diário argentino aponta que em reunião na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, nesta quinta, a Comissão Intergovernamental da Hidrovia Paraná-Paraguai concordou com um prazo de 60 dias para acertar a tarifa de pedágio do trecho que vai do porto de Santa Fé à confluência do Rio Paraguai.

Patria Latina traz reportagem “Lula, Putin e as perspectivas da parceria Brasil–Rússia para a América Latina e para o mundo”, de Valdir da Silva Bezerra, sobre as interações possíveis entre os dois países que, em temas como “a promoção da cooperação Sul-Sul e Sul-Leste, o aumento da influência de economias emergentes em instituições multilaterais, o fortalecimento da América Latina e da Eurásia como atores independentes nas relações internacionais”.

O mesmo Patria Latina, reporta a negativa do governo Brasil em enviar militares para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH, na sigla em inglês). Criada pelo Conselho de Segurança da ONU em 2004 para restaurar a ordem no Haiti, a missão que teve fim em 2017, será retomada ante a explosão de violência no país, onde morreram, desde janeiro deste ano, mais de 2,4 mil pessoas. O texto lembra que “muitos dos comandantes brasileiros, que lideraram a operação no Haiti, acabaram tendo um papel importante no governo Bolsonaro”, como “Augusto Heleno, Fernando Azevedo e Silva, Tarcísio de Freitas e Carlos Alberto dos Santos Cruz”.

ECONOMIA

A Reuters destaca que a Petrobras e a Vale buscarão oportunidades de investimento conjunto em energias renováveis, conforme salientou o presidente da estatal brasileira, Jean Paul Prates à imprensa nesta quinta-feira: “A Vale é consumidora (de energia) e provavelmente muito interessada na produção de hidrogênio, tem algumas atividades de transição energética que são interessantes”.

The Brazilian Report, por sua vez, entrevista o presidente da Wise, empresa de tecnologia financeira com sede em Londres, que descreve o Brasil como uma “mina de ouro de oportunidades”. Fundada em 2011, a plataforma digital da empresa permite aos usuários transferir dinheiro de bancos brasileiros para o aplicativo Wise e convertê-lo em diversas moedas, incluindo dólar, euro e libra esterlina.

Na Reuters, também há uma reportagem sobre canadense Brazil Potash Corp, que planeja construir a maior mina de fertilizantes da América Latina na floresta amazônica. Segundo a reportagem, a empresa estrangeira afirmou ter um aceno positivo dos povos Mura para a execução do projeto, porém promotores federais afirmam que a comunidade está ainda dividida.

As declarações do presidente do Banco Central também foram repercutidas pela Reuters. “Segundo o presidente do BC. “A barreira para acelerar os cortes nas taxas de juros está um pouco mais alta agora”, depois que o Banco Central reduziu na semana passada sua taxa básica para 12,75%, afirmou. Já a cubana Prensa Latina, destacou que o BC elevou sua aposta no aumento do Produto Interno Bruto em 2023 de dois para 2,9 por cento, com base no crescimento acima do esperado da economia nos dois primeiros trimestres.

COMBATE AO GOLPISMO

No Insider, reportagem de Sawdag Bhaimiya destaca denúncia de think tank Reset Australia de que a plataforma X de Ellon Musk abandonou uma ferramenta que permitia aos usuários sinalizar notícias falsas sobre eleições. A denuncia chega semanas antes de um referendo australiano para dar mais direitos aos povos indígenas no país e meses antes das eleições presidências de 2024 nos EUA. “O recurso, introduzido pela primeira vez em 2021, não está mais disponível para usuários nos EUA, Austrália, Brasil e Espanha, de acordo com testes realizados pelo TechCrunch”, segundo a reportagem.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu excluir as Forças Armadas do grupo de entidades fiscalizadoras das próximas eleições, destaca o jornal sul-africano África 21. A proposta foi feita pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. “Essa ampliação das Forças Armadas no rol de entidades fiscalizadoras não se mostrou compatível com suas funções constitucionais nem razoável e eficiente”, afirmou.

CIVILIZATÓRIA

Prensa Latina também destaca os eventos em prol da descriminalização da interrupção voluntária da gravidez que aconteceram nesta quinta-feira, sob liderança da Frente Nacional Contra a Criminalização da Mulher e pela Legalização do Aborto no Brasil. Segundo a reportagem, “pelo menos na América Latina, oito países descriminalizaram o parto prematuro: Argentina, Guiana Francesa, Guiana, Porto Rico, Cuba, Colômbia, México e Uruguai. Em outras seis nações, a interrupção voluntária da gravidez é crime, como Brasil, Bolívia, Peru, Venezuela, Paraguai e Equador”.

IMPERDÍVEL

Mônica Herz e Giancarlo Summa, do projeto MUDRAL (Multilateralismo e Direita Radical na América Latina), publicaram no The Conversation, o artigo “A ONU e o sistema multilateral estão em crise – o que o Sul Global deve fazer”, sobre a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, que aconteceu neste mês, em Nova Iorque.
 
 
https://forum21br.com.br/focos-21/brasil-cria-brigada-especial-para-enfrentar-seca-sem-precedentes-na-amazonia-destaca-reuters/ 
 
 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

 

PF faz buscas contra general da reserva por participação nos ataques de 8/1



AGENDA DO PODER | Carole Bê | Política | ·29 de setembro de 2023 - 07:32

...

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (29), um mandado de busca e apreensão em Brasília contra o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, acusado de participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. A ação ocorre no âmbito da 18ª fase da Operação Lesa Pátria.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também determinou o bloqueio de ativos e valores do investigado. Para a investigação, o general é considerado executor e possivelmente um dos idealizadores dos atos golpistas.

O general Ridauto Lúcio Fernandes é ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde. Ligado ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Foi nomeado para o cargo em julho de 2021 e exonerado no dia 31 de dezembro, último dia do governo Bolsonaro.

Investigação

A TV Globo apurou que a nova fase da Lesa Pátria faz parte de uma frente da investigação busca identifica supostos integrantes das Forças Especiais do Exército que teriam dado início às invasões às sedes dos Três Poderes.

Imagens apontariam para a ação de primeiros vândalos, usando balacrava e luvas, abrindo passagem para o restante dos bolsonaristas pelo teto do Congresso Nacional.

Ainda de acordo com a apuração da reportagem, durante os ataques, as suspeitas apontam para que ocorreu uma atuação profissional, por pessoas que conheciam previamente o local e possuíam treinamento. 

Lesa Pátria 

Os mandados desta sexta-feira são cumpridos no âmbito da 18ª fase da Operação Lesa Pátria, que tenta identificar os bolsonaristas que invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Segundo a PF, os fatos investigados constituem crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Com informações do g1.

 

https://www.agendadopoder.com.br/politica/pf-faz-buscas-contra-general-da-reserva-por-participacao-nos-ataques-de-8-1/ 

 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

 

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

CONSELHO DE ÉTICA ABSOLVE MÁRCIO JERRY EM ACUSAÇÃO DE ASSÉDIO


 

Para relator, Márcio Jerry não possuía a intenção de assediar Júlia Zanatta, que o acusa de 

CONSELHO DE ÉTICA

NOTÍCIA Em CONGRESSO | LUCAS NEIVA | 27.09.2023 15:58 0
 

Para relator, Márcio Jerry não possuía a intenção de assediar Júlia Zanatta, que o acusa de assédio sexual em reunião na Câmara. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (27), pelo arquivamento da representação da deputada Júlia Zanatta (PL-SC) contra Márcio Jerry (PCdoB-MA), acusado por ela de importunação e assédio sexual. No entendimento do relator, Ricardo Maia (MDB-BA), não houve intenção libidinosa na forma com que o parlamentar se aproximou de Zanatta no episódio que deu origem ao processo.

O caso em questão diz respeito à visita do ministro da Justiça, Flávio Dino, à Comissão de Segurança Pública da Câmara em abril. A reunião foi encerrada com tumulto entre deputados governistas e oposicionistas, momento em que Márcio Jerry foi gravado se aproximando de Zanatta pelas costas e sussurrando algo em seu ouvido. As versões sobre o que foi dito e sobre a forma com que o deputado se aproximou variam.

Na versão de Zanatta, o parlamentar do PCdoB teria cheirado seu pescoço e dito “são 40 anos de mandato”, a fim de intimidá-la. Na versão de Márcio Jerry, ele estaria tentando alertar a deputada sobre a experiência da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que discutia naquele momento com a bancada do PL. Ele nega ter cheirado o pescoço da deputada, e argumentou que a forma com que se aproximou se deu em função do tumulto que acontecia na sala.

Ricardo Maia acatou a versão do deputado, e clamou pelo fim da hostilidade entre os dois. “Respeito a Júlia Zanatta, deputada, (…) [mas] não vi a conduta da denúncia de assédio. Mas vi na conduta de um deputado, do espaço compreendido da mulher de não se aproximar, que errou. Mas seria um erro de um diálogo, não de acusar a senhora aqui no Conselho de Ética”, afirmou.
 
No fim, 10 deputados votaram pelo arquivamento da ação, e cinco pela sua manutenção. Todos os votos contrários ao arquivamento foram proferidos por parlamentares do PL, partido de Júlia Zanatta.

Ricardo Maia aproveitou a oportunidade para reforçar o recado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que em breve o Conselho de Ética adotará uma postura rígida com relação às denúncias de quebra de decoro na Casa. Apesar do anúncio feito pela Mesa Diretora ainda em fevereiro, nenhum deputado sofreu qualquer condenação por parte do colegiado em 2023. 
 


Autoria
 
Lucas Neiva
Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.
lucasneiva@congressoemfoco.com.br



 
https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/conselho-de-etica-absolve-marcio-jerry-em-acusacao-de-assedio/ 
 
 
 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

 

Círio de Nazaré 2023: romaria rodoviária une fiéis em Belém


Romaria Rodoviária une devotos de Belém e região metropolitana no Círio de Nazaré há mais de duas décadas

DOL | quinta-feira, 28/09/2023, 07:39 - Autor: Diego Beckman / DOL

 Romaria Rodoviária reúne várias homenagens nas ruas de Belém e Icoaraci | Foto: Diego Beckman / DOL
 

A véspera do Círio reúne diversas procissões e uma delas contempla moradores de uma das principais rodovias de Belém, que liga a capital paraense ao distrito de Icoaraci.

A Romaria Rodoviária, procissão que ocorre na manhã do segundo sábado de outubro é uma demonstração de fé para Nossa Senhora de Nazaré. Com um percurso percorre de 15 quilômetros, a procissão tem uma estimativa de 500 mil pessoas, de acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré.

Criada em 1989 pelo Sindicato Das Empresas de Transporte de Cargas (Sindicarpa), com as primeiras romarias saindo do Monumento da Cabanagem, no Entroncamento. Em 91, a procissão saiu do Terminal de Cargas, localizado no bairro do Coqueiro. Somente em 92, a procissão saiu da Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.


CONTEÚDO RELACIONADO

Círio na AP 2023 será celebrado nesta semana 

Posto irá atender permissionárias e ambulantes 

Família doa café da manhã a sete mil romeiros do Círio

A romaria tem saída prevista para as 5h30 da manhã de sábado, com previsão de chegada ao distrito de Icoaraci por volta das 8h30. Ao longo do percurso, várias homenagens são feitas a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida em um comboio de segurança, seguida por ciclistas e pessoas que fazem o percurso correndo.


Foto: Diego Beckman / DOL

Diego Beckman / DOL Na chegada da procissão, a imagem é conduzida até um palco que está montado no trapiche. Após uma benção especial, ela segue ao navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, de onde parte para a Romaria Fluvial, o chamado “Círio das Águas”.

tags

 

https://dol.com.br/noticias/cirio-de-nazare/829645/cirio-de-nazare-2023-romaria-rodoviaria-une-fieis-em-belem?d=1

 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

 

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

EducaMídia participa de webinário de pré-lançamento da Semana Brasileira de Educação Midiática


Página especial do evento será lançada durante a live; site terá curadoria de conteúdos de organizações da sociedade civil

Autor Educa Mídia Programa do Palavra Aberta SOBRE O AUTOR


— Publicação: 24/09/2023


*Com informações da Secretaria de Comunicação Social

O EducaMídia/Palavra Aberta estará no webinário de pré-lançamento da Semana Brasileira de Educação Midiática, organizada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A transmissão será realizada no próximo dia 28 de setembro (quinta-feira), às 11 horas.

A atividade, sob responsabilidade da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI), será transmitida por meio do canal da Secom no YouTube (youtube.com/secomvc) — e durante o evento será apresentado como as escolas, institutos e organizações de todo Brasil poderão participar da Semana, que será realizada em outubro.

Durante o webinário será lançada a página especial da Semana, que conta com uma curadoria de conteúdos de organizações da sociedade civil, parceiras do evento, como o EducaMídia/Instituto Palavra Aberta, a Safernet Brasil, o Instituto Vero e o Redes Cordiais. Os materiais disponíveis abrangem planos de aula, toolkits e guias, entre outros materiais de uso gratuito sobre as temáticas ligadas à educação crítica para a mídia (incluindo segurança nas redes e cidadania digital).

SOBRE A SEMANA — Inédita, a Semana Brasileira de Educação Midiática ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro e será promovida pela Secom em parceria com o Ministério da Educação (MEC) — contando também com o apoio de organizações da sociedade civil, que atuam na temática. O evento representará a participação oficial brasileira na Media and Information Literacy Week (MIL Week) da Unesco, um evento global que acontece anualmente, desde 2011, e promove iniciativas de educação midiática. Esse ano, o evento mobiliza os países em torno do tema “Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva”.
 
 
Autores
Educa Mídia
Programa do Palavra Aberta


O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

https://educamidia.org.br/educamidia-participa-de-webinario-de-pre-lancamento-da-semana-brasileira-de-educacao-midiatica/ 
 
 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

 

Bolsonaro vira réu na primeira instância por incitação de crime de estupro e diz nas redes que é ‘vítima de perseguição’

 

AGENDA DO PODER | Cesar Fernandes | Judiciário ·26 de setembro de 2023 - 19:10

...

O crime de incitação de estupro fez Jair Bolsonaro se tornar réu na primeira instância da Justiça do Distrito. No início do mês, o juiz Omar Dantas determinou o prosseguimento da ação penal que havia sido encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após a saída de Bolsonaro da Presidência.

“Trata-se de ação penal que imputa a JAIR MESSIAS BOLSONARO, à época dos fatos, Deputado Federal e atualmente ex-Presidente da República, a prática do delito de incitação ao crime, previsto no art. 286 do Código Penal. Considerando a manifestação do Ministério Público, RATIFICO os atos processuais realizados na instância originária e determino o prosseguimento do feito”, escreveu o magistrado.

Nas redes sociais, Bolsonaro afirmou ser vítima de “perseguição política”.

Em 2014, quando era deputado, ele afirmou que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada porque era “muito feia” e não fazia o seu “tipo”. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República e, dois anos depois, virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

A andamento do processo foi suspenso em 2019, quando ele virou presidente. Com o encerramento do mandato e o consequente fim do foro privilegiado, o ministro Dias Toffoli determinou o envio da ação para a primeira instância, que decidiu agora dar andamento ao caso.

Com informações de O Globo.

 

https://www.agendadopoder.com.br/judiciario/bolsonaro-vira-reu-na-primeira-instancia-por-incitacao-de-crime-de-estupro-e-diz-nas-redes-que-e-vitima-de-perseguicao/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=destaques_desta_manha_no_agenda_do_poder&utm_term=2023-09-27 

 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.

 

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Governos federal e estadual entregam veículos e equipamentos para 28 conselhos tutelares


TRABALHO INTEGRADO

Governador Helder Barbalho e o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania, fizeram a entrega no Palácio dos Despachos, em Belém

Por Leonardo Nunes (SECOM) | 25/09/2023 19h04

Governador Helder Barbalho e o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e demais autoridades no ato de entrega no Palácio dos DespachosFoto: Marco Santos / Ag. Pará

Para aperfeiçoar e ampliar os serviços prestados pelos Conselhos Tutelares em municípios paraenses, o 
governador Helder Barbalho e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, entregaram 28 veículos e um conjunto de equipamentos, no final da tarde desta segunda-feira (25). A entrega ocorreu no Palácio dos Despachos, sede do Poder Executivo, em Belém.

Os novos veículos e equipamentos integram o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares, executado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Entre os equipamentos estão 31 aparelhos de ar-condicionado portáteis, 53 computadores, duas impressoras e um televisor. O investimento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) totalizou R$ 2.979.268,68.


Sonora Governador - Entrega de veículos para conselhos tutelares
 
O governador Helder Barbalho reforçou que os Conselhos são órgãos estratégicos do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. “Os conselhos tutelares cumprem um papel importantíssimo de proteção aos mais vulneráveis ao garantir direitos. E com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania estão sendo estruturados e equipados os conselhos tutelares em 28 cidades, permitindo que estes equipamentos estejam com melhor funcionamento, com mais eficiência para cumprir com estas missões”, frisou o chefe do Executivo estadual.

“Destaco aqui a importância da parceria do governo federal com o governo do Estado e os municípios para construirmos direitos para aqueles que mais precisam, promovendo cidadania, transformando as realidades locais, assegurando que a qualidade de vida da população e a proteção aos mais vulneráveis possam ser asseguradas no território paraense”, enfatizou Helder Barbalho. 
 
Ministro Silvio AlmeidaFoto: Marco Santos / Ag. ParáIntegração

 O ministro Silvio Almeida destacou a importância da integração institucional, ressaltando que uma política nacional dos direitos humanos não é do governo federal, e sim uma política que envolve estados e municípios. “Não adianta fazer política nacional de direitos humanos só de Brasília (DF), porque se ela não conseguir chegar em outros cantos do País, ela não consegue se firmar”, afirmou o ministro.

O conselheiro tutelar Jailson Costa Dias, que atua em Bujaru, município do nordeste do Pará, destacou a importância dos investimentos. Segundo ele, “o veículo é muito importante no trabalho do Conselho Tutelar. Pra gente, que trabalha no município que tem uma extensão geográfica muito grande, a todo momento está precisando de um veículo adequado”. 
 
Moisés Albuquerque, secretário de Assistência Social de Augusto Corrêa
 
O secretário de Assistência Social de Augusto Corrêa (também na região Nordeste), Moisés Albuquerque, disse que era “momento de agradecer por essa grande oportunidade. Receber um veículo novo, zero quilômetro, para atender à população do município de Augusto Corrêa, é muito importante, porque nós teremos a oportunidade de atender aos nossos usuários que necessitam desse acolhimento, desse trabalho do Conselho Tutelar”.

Ele destacou ainda a importância das parcerias que possibilitaram a entrega dos veículos e equipamentos. “Nós temos hoje, através do Conselho, a garantia do direito da criança e do adolescente, daquela mulher que acaba sofrendo algum tipo de violação. O Conselho Tutelar é muito além do que apenas um órgão que vai fiscalizar. Ele precisa ser um órgão humanizado. Hoje, o Conselho Tutelar está desenvolvendo um trabalho excepcional, não apenas em Augusto Corrêa, como em todo o Pará. Esse trabalho, com a ajuda do veículo, vai ajudar muito para setorizar ainda mais”, acrescentou.


Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.ParáCritérios - De acordo com informações do MDHC, a seleção dos municípios beneficiados foi baseada na lista do Edital de Chamamento Público SNDCA nº 1/2021, do Programa de Equipagem para Conselhos Tutelares.

Municípios contemplados no Pará: Almeirim, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Marituba, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Salvaterra, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Bonito, Bujaru, Cachoeira do Piriá, Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá, Primavera, Santa Luzia do Pará, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Itupiranga, Marabá, São Geraldo do Araguaia, Eldorado do Carajás, São Félix do Xingu, Redenção, Tucumã, Alenquer, Mojuí dos Campos e Santarém.
 
 
https://agenciapara.com.br/noticia/47622/governos-federal-e-estadual-entregam-veiculos-e-equipamentos-para-28-conselhos-tutelares 
 
 

Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.