Conselho Tutelar é lugar de defesa de direitos e não de pauta de costumes
Ponte | Newsletter nº 255 -30 de setembro de 2023 - Visualizar como página web
... |
Qual seria a sua reação se uma criança da sua família fosse retirada dos pais apenas por sua religião? Ou se um adolescente próximo a você fosse constrangido por sua sexualidade ou gênero pelo órgão que deveria protegê-lo?
Em 2020, a Ponte contou a história da manicure Kate Ane Belintani, que teve a guarda da filha retirada pela Justiça em razão de um ritual de candomblé. O caso ocorreu em Araçatuba, no interior de São Paulo, onde o Conselho Tutelar local acolheu uma denúncia de maus-tratos e abuso sexual feita pela avó da criança, que é evangélica. Mesmo com a perícia negando qualquer abuso, a mãe teve a guarda retirada em uma decisão vista pela manicure como intolerância religiosa.
Esta semana, nossas colegas do Portal Catarinas denunciaram que canais de Telegram voltados à defesa do homeschooling estão se mobilizando para influenciar a votação em candidatos comprometidos com “valores cristãos”. A reportagem compartilhou um guia de atuação. O documento está com “a assinatura” e o contato do pastor e candidato a deputado estadual de SP, Cláudio Apolinário, que defende que os valores de sua crença sejam impostos a todas as crianças.
Enquanto a extrema direita e os sepulcros caiados ambulantes – este é o nome correto a ser atribuído a esse tipo – querem impor seus valores morais acima da lei, a Ponte se une aos movimentos que defendem que crianças e adolescentes sejam protegidos e tenham seu direito de crescer, se desenvolver e de realizar sonhos.
Conselho Tutelar não é ferramenta de imposição de valores ou de pauta de anti direitos, mas de proteção de direitos, simples assim. É a materialização dentro do Estado do ditado africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.
É nossa responsabilidade participar da escolha de novos conselheiros tutelares comprometidos com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e com a Constituição Federal na garantia dos direitos dessa população. Para garantir a proteção de crianças contra as violências praticadas pelo Estado. Para salvaguardar acesso à vida, educação, saúde, cultura e paz desses cidadãos mais vulneráveis. Por isso indicamos em uma reportagem publicada essa semana quais plataformas reúnem perfis de candidatos engajados com o ECA.
Você tem o dever de no próximo domingo (1/10) entre 8h e 17h, deixar o conforto do seu lar e participar dessa escolha tão importante quanto as escolhas que fizemos em outubro do ano passado. Consulte o site de sua prefeitura para saber qual é o seu local de votação, leve seu título de eleitor e faça a diferença na vida de crianças e adolescentes à sua volta. A votação pode ser facultativa, mas nossa responsabilidade não é.
Até a próxima,
DESTAQUES
PMs que taparam câmeras e mataram jovem negro no litoral de SP irão a júri popular
‘Pela vida das mulheres’: ato pela descriminalização do aborto reúne multidão em São Paulo
Em nome de todas as fés: iniciativa em AL promove respeito às religiões de matriz africana
Em quem votar nas eleições dos Conselhos Tutelares
Mortes pelas polícias de SP sobem 85% em agosto sob Tarcísio
Artigo |Descriminalização do aborto: esperança e transformação
Três jovens negros são acusados de roubo após reconhecimento irregular
Liminar que obrigava uso de câmeras em PMs da Operação Escudo dura um dia
PONTE DE ONTEM
Em fevereiro de 2020, a Justiça de São Paulo determinou que o governo do estado disponibilizasse água quente para presos. À época, apenas 27 presídios tinham esse acesso. Entretanto, só em setembro do mesmo ano, o governo Dória anunciou que iria fazer a instalação. Porém, não apresentou nenhum documento para a Defensoria sobre como seria o projeto de implantação , responsável pelo processo movido contra o estado 13 anos antes.
POR AÍ
Denúncia ao MP: deputada questiona PM por munição usada na morte de jovem negro no Morumbi (Alma Preta, 29/9)
O que o Congresso Nacional pensa sobre aborto? (Revista AzMina, 29/9)
Do medo ao alívio: acompanhantes transformam experiências de aborto na América Latina (Gênero e Número, 28/9)
Polícias do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco cometeram 331 chacinas em sete anos (Agência Pública, 28/9)
PL contra casamento homoafetivo tem chance remota de aprovação, dizem juristas (Agência Diadorim, 27/9)
Pesquisadoras rebatem fala de Lula sobre ministra negra no STF (Nós Mulheres da Perifería, 27/9)
O cotidiano da violência em Salvador, onde está a PM mais violenta do Brasil
(Marco Zero Conteúdo, 27/9)
VAI LÁ
A Ponte está entre os finalistas na eleição dos + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira! Esta iniciativa é fruto da parceria entre o Portal dos Jornalistas, 1Papo Reto, Portal Neo Mundo e Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. Estamos concorrendo na categoria "Veículos liderados por jornalistas negros(as)". A votação acontece de forma virtual até 05/10.
https://app.rdstation.email/mail/114a1d29-d5e3-47c7-8c03-38551799c435?utm_campaign=newsletter_255_setembro2023&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Abaixo temos local para receber: comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!
Obs:
Pode ser assinado ou anônimo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário