domingo, 1 de setembro de 2024

Mídia internacional apoia Moraes e critica Musk após bloqueio do X no Brasil

 JUSTIÇA

O The Guardian publicou duas reportagens com títulos incisivos: “X sai do ar no Brasil após recusa de Elon Musk em cumprir leis locais” e “Elon Musk está fora de controle. Veja como controlá-lo”

Matéria Agenda do Poder | Escrito por Redação | Judiciário |31 de agosto de 2024 – 19:43

...
 

Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de suspender o X Brasil nesta sexta-feira (30/8), em resposta ao não cumprimento de exigências legais por parte de Elon Musk, dono da plataforma, a imprensa internacional repercutiu o ocorrido de forma crítica a Musk e elogiosa a Moraes.

O jornal norte-americano The New York Times destacou: “Brasil bloqueia X após Musk ignorar ordens judiciais”. A matéria exemplificou outros conflitos que o bilionário enfrentou com a Justiça de diversos países, ressaltando que, no Brasil, a situação se mostra diferente. A reportagem afirma que Musk “encontrou um desafio formidável no juiz Moraes”.

Outro jornal dos Estados Unidos, o The Washington Post, também adotou uma postura crítica em relação a Musk, publicando: “Musk e Durov enfrentam a vingança dos reguladores”. O texto enfatizou que “Musk está arriscando um dos maiores mercados do X para defender Jair Bolsonaro e seus apoiadores, que começaram a divulgar falsas narrativas de fraude eleitoral antes da candidatura do presidente de direita à reeleição em 2022”.

A repercussão negativa continuou na imprensa britânica. O The Guardian publicou duas reportagens com títulos incisivos: “X sai do ar no Brasil após recusa de Elon Musk em cumprir leis locais” e “Elon Musk está fora de controle. Veja como controlá-lo”. Em ambas, o jornal analisou as ações de Musk e defendeu a decisão de Moraes.

O jornal francês Le Monde também comentou sobre a decisão do ministro brasileiro, afirmando que o “Supremo Tribunal Federal do Brasil aumenta a tensão com Musk após suspender X”. Na reportagem, o veículo classificou a suspensão do X no Brasil como “brutal, mas previsível”. “Por mais brutal que seja, a decisão não é nenhuma surpresa. Ela vem sendo preparada há meses, se não anos. De Moraes, a bête noire da extrema direita, é responsável pelas principais investigações que têm como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2023), bem como seus associados próximos e seus apoiadores. Várias dessas investigações dizem respeito à disseminação de informações falsas ou à existência de ‘milícias digitais’ que supostamente usam várias plataformas de mídia social para espalhar suas mensagens no Brasil”, afirmou o Le Monde.

A cobertura internacional evidencia o apoio à decisão de Moraes e a crítica à postura de Musk, refletindo a complexidade da relação entre grandes plataformas digitais e a regulamentação legal de diferentes países.



Origem da Matéria
Mídia internacional apoia Moraes e critica Musk após bloqueio do X no Brasil 

 

Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:

Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir


Nenhum comentário: