EXTRA
Pianista foi um dos principais divulgadores do samba e da bossa nova pelo mundo. Ele começou sua carreira ao lado de nomes como Vinicius de Moraes e Tom Jobim
Matéria do Nexo Jornal | Redação | 06 de setembro de 2024 (atualizado 06/09/2024 às 19h20)
O MÚSICO BRASILEIRO SÉRGIO MENDES - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM |
O pianista, compositor e arranjador brasileiro Sérgio Mendes morreu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com a família, a morte ocorreu em decorrência de efeitos da covid longa.
Mendes ajudou a divulgar o samba e a bossa nova pelo mundo. O músico vivia nos EUA há cerca de 60 anos. Ele se mudou para lá com a família após o golpe militar de 1964, que mergulhou o Brasil em uma ditadura.
14
é o número de músicas que Sérgio
Mendes emplacou no Top 100 das
paradas americanas
O pianista nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1941. Se matriculou ainda na adolescência em um conservatório de música da cidade e estudou música erudita. Adulto, passou a se interessar por jazz e a frequentar o Beco das Garrafas, na capital do Rio, local considerado o berço da bossa nova, como mostrou o jornal Folha de S.Paulo.
“Ele foi um verdadeiro amigo e
um músico extremamente
talentoso que trouxe a música
brasileira em todas as suas
formas para o mundo inteiro
com elegância e alegria”
Herp Alpert
músico americano, em publicação no
Instagram nesta sexta (6)
A carreira de Sérgio Mendes começou há mais de seis décadas ao lado de nomes como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Baden Powell, conforme contou o jornal O Globo. Nos EUA, ele se juntou ao amigo Frank Sinatra em duas turnês realizadas pelo cantor americano.
Mendes ganhou três prêmios Grammy e foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original em 2012, pela música “Real in Rio”, da animação “Rio”, de Carlos Saldanha, como registrou a Agência Brasil. Ele deixa a esposa, a cantora brasileira Gracinha Leporace, com quem era casado há cerca de 50 anos, e dois filhos.
Origem da matéria
Músico brasileiro Sérgio Mendes morre aos 83 anos
Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!
Obs:
Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir
Nenhum comentário:
Postar um comentário