segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Jornalista é agredido em frente ao seu local de trabalho

 

Sindicato lembra que o comunicador havia denunciado recentemente um ex-prefeito

Anderson Scardoelli | Há 2 horas | 2 minutos de leitura


O jornalista Daniel Tercílio Carniel. (Imagem: reprodução/TV Adesso)


O jornalista Daniel Tercílio Carniel foi impedido de realizar seu trabalho livremente na última sexta-feira, 14. Ao chegar à sede da TV Adesso em Garibaldi (RS), ele foi agredido com socos e pontapés. Com o rosto ensanguentado, o comunicador chegou a aparecer na atração que apresenta para mostrar a sua situação ao público.


Daniel definiu o caso como atentado e avisou que, segundo o agressor, teria dito que isso seria pelas “denúncias e mentiras” apresentadas por ele na televisão. A Brigada Militar gaúcha busca o autor da agressão contra o jornalista, que lembrou: o prédio tem câmeras de segurança. “Eu não tenho medo… Não vão me calar”, enfatizou o diretor e âncora da TV Adesso.
 
 
 

 
 

Em nota conjunta com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) lembrou que o jornalista havia, há cerca de 15 dias antes, denunciado um ex-prefeito que chegou a inaugurar um poço artesiano na cidade, sendo que, segundo o apresentador, “40 famílias estão sem água”.

 

De 2001 a 2008 e, posteriormente, de 2013 a 2020, o município gaúcho de Garibaldi foi administrado por Antonio Cettolin, que nas eleições de 2020 apoiou publicamente a candidatura de Fachinelli (MDB), que era até então o seu vice-prefeito. O pleito, no entanto, foi vencido por Alex Carniel (PP). Apesar do sobrenome, o político e o jornalista não são parentes, apurou a reportagem do Portal Comunique-se junto à equipe de comunicação da prefeitura.

 

Alex e seu vice, Sérgio Chesini (PP), foram afastados da prefeitura em novembro de 2021 por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). No primeiro dia útil deste ano, o vereador Zé da Patrola (PDT), ex-aliado de Cettolin, assumiu interinamente o comando do poder Executivo de Garibaldi, registrou o portal G1.

 

“O Sindjors e a Fenaj, diante da violência crescente contra jornalistas, em todo o país, exigem uma atuação firme e decisiva dos órgãos públicos. Relatório de 2020 da Fenaj apontou um aumento de 105,77% nos casos de violência contra jornalistas, em relação ao ano anterior”, afirma a nota das entidades em defesa do jornalista Daniel Tercílio Carniel.

 

Anderson Scardoelli

Jornalista, 32 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

 https://portal.comunique-se.com.br/jornalista-e-agredido-em-frente-ao-seu-local-de-trabalho/
 

Nenhum comentário: