Cheia em Tucuruí
Segundo Paulo Bonieck, secretário de apoio a segurança pública, o número de 150 famílias remanejadas poderá aumentar.
Postado em 19/01/2022 às 07:30 |
Mais de 150 famílias já foram remanejadas por causa da cheia em Tucuruí:
Até o começo da tarde de ontem (18) um total de 150 famílias tiveram que deixar suas casas, em Tucuruí, sendo remanejadas para os abrigos ou para casas de parentes.
Segundo Paulo Bonieck, secretário de apoio a segurança pública, o número de 150 famílias remanejadas poderá aumentar ainda mais, em função do aumento do nível do rio tocantins.
Com relação ao nível do rio Tocantins, na medição realizada às 12h30 de ontem (18) estava marcando 11,70 metros, um aumento de 30 centímetros comparando com dia anterior. A previsão para às 23h de ontem era que a régua de aferição no leito do rio alcançasse 12,30m. Já nos próximos 3 dias a expectativa é de estabilidade, com 12,38 metros para hoje (19); 12,25 metros para amanhã (20); e 12,30 metros para o dia 21, sexta-feira.
"Nós estamos vigilantes a essa subida da água, a nossa equipe de Defesa Civil, junto com as outras Secretarias e Órgão Estaduais e Federais estão em campo fazendo o remanejamento, a Secretaria de Assistência Social está assistindo essas famílias dentro dos abrigos, a Secretaria de Segurança, além da Defesa Civil, também presta a segurança dos abrigos, e todo apoio está sendo dado", informou Paulo.
Abrigo na Expotuc (Foto: Portal da Cidade Tucuruí)
Hoje, em Tucuruí, 3 locais estão servindo de abrigos para as famílias desabrigadas, pois os abrigos que foram construídos na Expotuc não tem mais espaço para as famílias, e com isso outros espaços estão sendo usados como abrigos, (uma espécie de galpão) ao lado da Igreja Quadrangular, cedido pelo pastor Antônio, representante da Igreja Quadrangular, e um terceiro abrigo na escola Plácido de Castro. "Pelo volume de pessoas que estão sendo realocadas provavelmente o Plácido de Castro lote ainda nessa terça-feira (18), e já tem uma equipe estudando um quarto local que pode ser usado como abrigo. Assim que a gente confirmar, faremos a divulgação", relatou o secretário de apoio a segurança pública de Tucuruí.
Abrigo ao lado da Igreja Quadrangular (Foto: Portal da Cidade Tucuruí)
Abrigo na escola Plácido de Castro (Foto: Portal da Cidade Tucuruí)
Paulo Bonieck ressalta a importância do apoio da população que está sendo afetada, para que o remanejamento seja feito da melhor forma possível. "Outras pessoas insistem em não acatar as orientações da Defesa Civil, a gente pede para elas saírem de forma preventiva, informamos a previsão de água que vai subir e mesmo assim elas são resistentes. Nós pedimos o apoio daqueles que estão sendo afetados, para que nos ajudem fazendo a saída de forma segura, esse é o pedido que fazemos, estamos aqui para trabalhar e o telefone da Defesa Civil está 24h funcionando, mas o remanejamento está sendo realizado no período do dia, até porque usamos recursos humanos e priorizamos a segurança e bem estar da equipe e da população", exclamou.
Além da assistência no deslocamento das famílias, a Secretaria de Saúde mantem uma equipe fazendo a assistência de saúde, a Assistência Social faz um acompanhamento social, a distribuição de sextas básicas, kit higiene, o café da manhã, almoço e jantar, dentro do abrigo, além da seguranças desses locais.
Fonte: Portal da Cidade Tucurui
https://tucurui.portaldacidade.com/noticias/cidade/mais-de-150-familias-ja-foram-realocadas-por-causa-da-cheia-em-tucurui-3836
Nenhum comentário:
Postar um comentário