sexta-feira, 18 de março de 2022

Justiça do Trabalho dá 24h para a Vale retirar trabalhadores de barragem do Projeto Salobo

 

 O Ministério Público da União vê o perigo de acidente como o de Brumadinho (MG), e diz que a mineradora insiste em manter mais de 300 trabalhadores no local 

 
Publicado em 18/03/2022 | às 12:20 | Fonte zedudu.com.br




 

A Justiça do Trabalho determinou, nesta quinta-feira (17), que a mineradora Vale retire da ZAS (Zona de Autossalvamento), da Barragem Pera Jusante, no Projeto Salobo, no prazo de 24 horas, todos os trabalhadores, diretos, indiretos, de fornecedores de produtos e serviços, e qualquer transeunte que ali esteja.

 

A decisão se baseia em Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público da União motivada pela conduta empresarial da Vale de “inacreditavelmente, apesar dos grandes acidentes envolvendo trabalhadores do setor e o histórico recente de tragédias da própria empresa, vir resistindo, de forma reiterada, a retirar os trabalhadores”, mantendo ao menos 359 deles nessa área, “que pode ser descrita como a área preferencial de vítimas fatais”.

 

A decisão é da juíza Suzana Maria Lima de Moraes Affonso Carvalho dos Santos, titular da 2ª Vara do Trabalho da Comarca de Parauapebas. 

 

 CLICK  NO LINK E LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO: 

 https://www.zedudu.com.br/wp-content/plugins/pdf-viewer/stable/web/viewer.html?file=https://www.zedudu.com.br/wp-content/uploads/2022/03/decisao-liminar-184-2022.pdf#page=1&zoom=auto,-20,852

 

Um comentário:

Unknown disse...

Enquanto o poder Executivo no estado não reforçar o impedimento, as mineradoras permanecerão impunes e cheias de poderes... Um levante popular contra os governos estadual e federal chamaria + atenção da mídia internacional p/ este descaso! Precisaria contar mais com a mídia...mas, de tão hegemônica,ela segue defendendo os interesses dos poderosos investidores! !