segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Posse de Lula terá segurança reforçada e limite de público


Com três cerimônias, veja como será o roteiro em 1° de janeiro de 2023

Blog do Zé dudu | Publicado em 18/12/2022 | às 12:39 |
Por Val-André Mutran – de Brasília


A posse do presidente e do vice-presidente eleitos será no dia 1º de janeiro de 2023

Brasília – A rede hoteleira de Brasília não tem do que se queixar. Com quase 100% de reservas de taxa de ocupação no final ano, um atrativo extra turbinou o setor: a posse do terceiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia seguinte à virada do ano. A equipe coordenada pela futura primeira-dama, Rosângela da Silva, 56 – a Janja –, planejou os três eventos distintos: dois protocolares e um terceiro para o povo, batizado de Festival do Futuro. A segurança será reforçada e a área dos eventos será limitada a 300 mil pessoas.

A movimentação no dia 1° de janeiro do novo ano começará após o meio-dia na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, cujos acessos estão interditados por medida de segurança desde a diplomação do presidente eleito na segunda-feira (12), criando um enorme transtorno para quem trabalha na região, devido a atos de quebra-quebra no Centro de Brasília, registrados no último final de semana.

Ao longo da semana foi divulgado, por etapas, o roteiro da posse do presidente eleito e, até agora, não houve confirmação definitiva se haverá o desfile em carro aberto no lendário Rolls-Royce Silver Wraith da Presidência da República que, segundo Janja, estaria danificado, conforme o Blog apurou. Outra incerteza é se o presidente Jair Bolsonaro (PL) passará a faixa presidencial ao adversário eleito.

Segundo fontes próximas ao presidente, ninguém, além dele próprio, sabe. Bolsonaro estaria em profunda depressão e passaria o dia todo chorando, trancado nos aposentos privativos no Palácio da Alvorada, residência oficial presidencial. Na quinta-feira (15), caminhões de mudança começaram a retirar os seus pertences pessoais.
Cerimônia oficial

A cerimônia oficial de posse deve começar às 14h30, segundo Janja. O festival de música terá quase 30 atrações e exposição.
Cronograma da posse de Lula: horários previstos

A cerimônia de posse deve começar com o tradicional desfile em carro aberto. No entanto, o tradicional Rolls Royce usado nas posses presidenciais foi danificado e, por isso, não será usado pelo futuro presidente, segundo nota da equipe de Janja, mas, há uma remota esperança que os reparos sejam feitos até a data da cerimônia.

Após o desfile na Esplanada dos Ministérios, Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, se dirigiram à Praça dos Três Poderes e ao Palácio do Congresso Nacional. Eles subirão a rampa de acesso ao Congresso, onde serão recebidos pelos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, deputados, senadores, chefes de Estado e de Governo, demais autoridades e convidados.
Cerimonial do Congresso Nacional fechou o cronograma da posse

A primeira parte terá início no Congresso Nacional, segundo o cronograma na imagem acima. No Plenário da Câmara dos Deputados, o cerimonial do Congresso definiu o rito das etapas da sessão conforme prevê o Regimento Interno, que incluem o compromisso constitucional, a assinatura do termo de posse e os pronunciamentos do presidente da Mesa do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente empossado.
Imprensa

Finalmente, a imprensa terá um tratamento digno na cobertura da posse presidencial. Os profissionais foram segregados em puxadinhos e maltratados na posse do presidente Jair Bolsonaro, em 2019, causando antipatia imediata em todos os profissionais que estavam escalados para o trabalho naquele dia, há quase quatro anos.

Equipes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados receberão os profissionais de imprensa previamente credenciados exclusivamente para o evento em cada um dos setores, os quais estarão claramente sinalizados com cores.

Nos espaços destinados à imprensa, estarão disponíveis monitores de TV para acompanhamento da sessão, réguas de energia para carregar dispositivos móveis e laptops, dispensadores de álcool em gel 70% e água potável. O acesso aos banheiros, localizados nas proximidades de cada área de imprensa, só poderá ocorrer até uma hora antes da cerimônia.

A lanchonete do Salão Verde e máquinas de venda de lanches estarão em funcionamento durante o evento. No Salão Verde, será instalado telão e disponibilizados tablados para facilitar o trabalho de fotógrafos e cinegrafistas.
Auge da posse

Às 17h, será o momento mais emblemático do evento: a passagem de faixa e a recepção dos chefes de Estado. Há uma grande expectativa em torno da passagem da faixa presidencial do atual presidente para o petista, já que, antes das eleições, Bolsonaro disse que não compareceria ao evento.

Para as 18h30 está marcada a recepção de delegações estrangeiras e, ao final da cerimônia oficial de posse, começa o evento musical Festival do Futuro, em comemoração à eleição de Lula e com a presença de mais de 20 artistas brasileiros. A posse será transmitida em telões espalhados pela Esplanada dos Ministérios. O esquema de segurança no local será reforçado, a pedido da própria equipe. 

Festival musical e exposição de artes serão o terceiro ato da festa de posse
 
Cerimônia no Palácio do Itamaraty

O Itamaraty e a equipe de transição do governo eleito anunciaram no dia 7 de dezembro que chefes de Estado de vários países confirmaram suas presenças na cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Os respectivos países são: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Guiné-Bissau, Portugal e Timor Leste.

Os convites aos chefes de Estado foram feitos a todos os países no dia 5 de dezembro, pelas vias diplomáticas. O embaixador Fernando Luis Lemos Igreja, responsável do Itamaraty para a organização da cerimônia, anunciou a confirmação dos representantes internacionais ao lado da futura primeira-dama, chefe da organização do evento de posse.

Não foi possível convidar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por meios diplomáticos, explicou o embaixador, dado que Bolsonaro suspendeu relações diplomáticas com o país.

“Os convites foram feitos para quem o Brasil mantém relações diplomáticas. O atual governo suspendeu relações com Nicolás Maduro, então, não foi possível enviar o convite dessa forma. O convite está sendo tratado pela equipe de transição,” disse Igreja.

À noite, por volta das 20h, o governo brasileiro oferecerá um jantar de gala nos salões do Itamaraty, para os chefes de Estado, de Governo e embaixadores dos países estrangeiros com sede em Brasília.
Festival do Futuro

O Festival do Futuro será realizado na Esplanada dos Ministérios para comemorar o retorno de Lula ao Palácio do Planalto. A Esplanada é o local oficial da cerimônia de posse do Lula e quem estiver no local poderá assistir aos shows gratuitamente. Segundo Janja, serão dois palcos: Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às artistas que faleceram em 2022.

O Lullapalooza, como está sendo apelidada a festa da posse, será comandado pelo humorista Paulo Vieira, da TV Globo, e Titi Müller, apresentadora do canal Multishow. A futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, será uma das atrações do festival, que, ao todo, já tem quase 30 artistas confirmados. No último dia 12 de dezembro, a equipe do presidente eleito lançou um site voltado exclusivamente para o evento.

Segundo a futura primeira-dama, a ideia é fazer um dia inteiro de atividades. “Pela manhã teremos muitas pessoas pela Esplanada, então pretendemos fazer algo cultural, mais lúdico. Para a tarde, paramos para a posse e começamos com os palcos a partir das 18h,” explicou.

As atrações se unem, por conta própria, “para representar a cultura e um país para todos e todas”, disse Janja. São nomes de diversos gêneros e regiões do Brasil. 

Confira abaixo os já confirmados: 
Aíla;
Alessandra Leão;
Almério;
BaianaSystem;
Chico César;
Daniel Ganjaman;
Duda Beat;
Fernanda Takai;
Fernanda Abreu;
Francisco El Hombre;
Gaby Amarantos;
Geraldo Azevedo;
Os Gilsons;
Jaloo;
Jards Macalé;
Johnny Hooker;
Juliano Maderada;
Kaê Guajajara;
Kleber Lucas;
Lirinha;
Luedji Luna;
Lukinhas;
Leonardo Gonçalves;
Leoni;
Marcelo Jeneci;
Margareth Menezes;
Maria Rita;
Martinho da Vila;
MC Rahell;
Odair José;
Otto;
Pabllo Vittar;
Paulinho da Viola;
Paulo Miklos;
Paulo Vieira (apresentação);
Rogéria Holtz;
Salgadinho;
Tereza Cristina;
Thalma de Freitas;
Titi Müller (apresentação);
Tulipa Ruiz;
Urias;
Valesca Popozuda;
Zélia Duncan.


Segundo a organização, outros artistas estão sendo convidados, mas ainda estão em negociação para participarem do evento, como Gilberto Gil, Emicida, Ludmilla e Caetano Veloso.
 
Estrutura, organização e mobilização

“Já estão calculando a vinda de 250 mil pessoas, anteriormente estava previsto 150 mil,” explicou a coordenação de mobilização, organização e estrutura da posse, composta por integrantes partidários e de entidades sociais do Distrito Federal. A ideia é que esses locais sirvam como base para montagem de acampamento.

“O que tinha sido definido até então, era o espaço do Parque da Cidade, mas avaliamos que não seria suficiente,” explicou Mariete Costa, coordenadora do PC do B no comitê da posse. Segundo ela, a coordenação está ouvindo entidades experientes de modo a fazer um bom plano de hospedagem para receber um grande número de militantes no DF.

Para isso, a coordenação está negociando as áreas da Granja do Torto, algumas escolas da Asa Norte e o Nilson Nelson para serem ocupadas por barracas. Além disso, está sendo realizado levantamento sobre quais moradores podem realizar uma hospedagem solidária. “Os hotéis da cidade já estão todos lotados,” informou.

Uma nova reunião da coordenação aconteceu na sede de um sindicato no DF, com a presença do coordenador Gilberto Carvalho e representantes partidários e entidades sociais para novas definições.

“A ideia é que a militância chegue e vá embora no mesmo dia, pois não teremos estrutura suficiente para esse grande número previsto, como água, alimentação e segurança para todo o pessoal. Não há recurso,” frisou Mariete.
Apoio do GDF

Para apoio na disponibilidade dos espaços, estrutura e mobilidade, o vice-presidente eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin, e a futura primeira-dama, Janja, estiveram reunidos, na semana passada, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Na ocasião, Ibaneis disse que garantirá “da melhor forma” um bom evento.
Exposição de arte

O coordenador do GT de Cultura e integrante da coordenação da posse presidencial, Márcio Tavares, explicou que a festa da posse contará também com a exposição “Brasil do Futuro, as formas da democracia”, com a curadoria feita por ele, pela historiadora Lilia Schwarcz e pelo apresentador e humorista Paulo Vieira.

“Exposição tem sentido especial. É um momento da posse que permanece, simbolizando também um novo cuidado com o patrimônio artístico, com a valorização das artes, com a valorização dos nossos artistas brasileiros,” disse.

E concluiu: “Vai ser uma exposição de grande envergadura, que ocupará todo o primeiro andar do museu e vai, certamente, fazer com que o processo de construção do Festival do Futuro fique ainda mais diverso.”
Ministros de Lula

O presidente eleito já começou a formar a equipe de governo e divulgou alguns nomes que farão parte do seu ministério. Os ministros também tomam posse no dia 1° de janeiro.

Por enquanto, os escolhidos para compor o grupo são: 
 
Cultura – Margareth Menezes, cantora e fundadora da Associação Fábrica Cultural;
Casa Civil – Rui Costa, governador da Bahia reeleito em 2018;
Defesa – José Múcio, ex-ministro das Relações Institucionais e do Tribunal de Contas da União;
Fazenda – Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo;
Justiça – Flávio Dino, ex-juiz federal, ex-governador e ex-senador pelo Maranhão;
Relações Exteriores – Mauro Vieira, diplomata, ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, atualmente na Croácia.

No último dia 13 de dezembro, Lula também confirmou quem vai assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Trata-se de Aloízio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil e coordenador técnico da equipe de transição do governo. 


Por Val-André Mutran – de Brasília 

 
 

 https://www.zedudu.com.br/posse-de-lula-tera-seguranca-reforcada-e-limite-de-publico/

 

Obs: Pode ser assinado ou anônimo.

 

Nenhum comentário: