quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Duas ferrovias no Pará

Ferrovia, Governo

A ferrovia Norte-Sul está entre as ferrovias que serão leiloadas (Foto: DIVULGAÇÃO/GOVERNO FEDERAL via BBC News Brasil)
 (Foto: DIVULGAÇÃO/GOVERNO FEDERALl)

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, por votação simbólica e sob oposição de partidos de esquerda, o texto-base do novo Marco Legal das Ferrovias, com a previsão de que a iniciativa privada poderia investir 150 bilhões em projetos ferroviários a partir de agora. O texto ainda poderá ser modificado e ser submetido a nova votação.

Sua principal mudança consiste em liberar as novas ferrovias da autorização do governo federal. A iniciativa privada poderá construir ferrovias sem licitação e com menos regras regulatórias, quase sem intervenção do poder público, através das ditas “regras de mercado”.

Desde que o governo editou Medida Provisória se antecipando à apreciação do Congresso (mas que perderá sua validade em fevereiro), uma MP, em agosto, empresas manifestaram interesse em construir pelo menos 36 novas ferrovias. São projetos que totalizam R$ 150 bilhões de investimentos privados, em 11.142 quilômetros de trilhos que cortam 14 Estados. Nove desses traçados já foram autorizados pelo governo federal, que assinou os primeiros contratos de ferrovias privadas, envolvendo mais de R$ 50 bilhões, no dia 9 9.

Apenas dois dos projetos se localizam no Pará, mas as ferrovias foram projetadas para ter quase dois mil quilômetros de extensão (quase 20% do total, sendo uma delas a maior, com 1.370 quilômetros de extensão, a partir (ou até) Barcarena.

São estes os requerimentos apresentados até agora (grifei os projetos em território paraense):

  • 3G Empreendimentos e Logística S.A: Barcarena/PA a Santana do Araguaia, com conexão em Rondon do Pará/PA e Açailândia/MA: 1.370 km de extensão
  • Minerva: Açailândia/MA – Barcarena/PA: 571,3 km de extensão
  • Petrocity: São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 410 km de extensão
  • VLI: Lucas do Rio Verde/MT – Água Boa/MT: 557 km de extensão
  • LI: Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão
  • VLI: Porto Franco – Balsas/MA: 230 km de extensão
  • VLI: Cubatão/SP-Santos/SP: 8 km de extensão
  • Ferroeste: Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão
  • Ferroeste: Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405,2 km de extensão
  • Ferroeste: Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão
  • Ferroeste: Cascavel/PR a Chapecó /SC: 286 km de extensão
  • Grão Pará: Alcântara/MA – Açailândia/MA: 520 km de extensão
  • Planalto Piauí Participações: Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão
  • Fazenda Campo Grande: Terminal Intermodal em Santo André/SP: 7 km de extensão
  • Macro Desenvolvimento Ltda.: Presidente Kennedy/ES – Conceição do Mato Dentro/MG –Sete Lagoas/MG: 610 km de extensão
  • Petrocity: Barra de São Francisco/ES – Brasília (DF): 1.108 km de extensão
  • Rumo: Santos – Cubatão – Guarujá/SP – 37 km
  • Rumo: Água Boa – Lucas do Rio Verde/MT: 508 km de extensão
  • Rumo: Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 276,5 km de extensão
  • Bracell: Lençóis Paulistas (SP): 4,29 km de extensão
  • Bracell: Lençóis Paulistas-Pederneiras (SP): 19,5 km de extensão
  • Morro do Pilar Minerais S.A: Colatina – Linhares (ES): 100 km de extensão
  • Brazil Iron Mineração Ltda: Abaíra – Brumado/BA – Fiol – FCA: 120 km de extensão
  • Petrocity: Campos Verdes/GO – Unaí/MG: 530 km de extensão
  • Eldorado Brasil Celulose S.A.: Três Lagoas/MS – Aparecida do Taboado/MS: 88,9 km de extensão
  • Zion Real Estate: Lucas do Rio Verde/MT a Sinop/MT: 153 km de extensão
  • Macro Desenvolvimento Ltda: Sete Lagoas/MG a Anápolis/GO: 716 km de extensão
  • Cedro Participações: São Brás do Suaçuí/MG: 4,52 km de extensão
  • Ultracargo Logística S.A: Porto de Santos/SP: 2,3 km de extensão
  • Morro do Pilar S.A: Morro do Pilar/MG a Nova Era/MG: 100 km de extensão
  • MTC – Multimodal Caravelas: EF Bahia/Minas – Caravelas/BA a Araçuaí/MG, com ramal até Teixeira de Freitas/BA e Mucuri/BA: 491 km de extensão
  • MRS: Três Lagoas/MS a Panorama/SP: 100 km de extensão
  • MRS: Unaí a Pirapora/MG: 302 km de extensão
  • MRS: Varginha a Andrelândia/MG: 143 km de extensão
  • MRS: Ouro Preto a Conceição do Mato Dentro/MG: 213 km de extensão
  • MRS: Rio Acima a Belo Horizonte/MG: 42 km de extensão



https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2021/12/14/duas-ferrovias-no-para/

 

 

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