sábado, 4 de dezembro de 2021

Eletronorte apresenta planejamento do Programa de Educação Ambiental para 2022



Exposições e discussões do planejamento para disseminação da educação ambiental promovido pela Eletronorte acontecem até 8 de dezembro nos 12 municípios a montante e jusante da Usina Tucuruí 

Dez 2, 2021 Publicado Por  Em Educação Ambiental, Meio Ambiente, Últimas Comments

  

A Eletronorte iniciou no último dia 29 sua agenda para as reuniões de Planejamento do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Usina Hidrelétrica Tucuruí para o ano de 2022. A agenda tem o objetivo de apresentar o planejamento das ações de educação ambiental que serão desenvolvidas. As reuniões foram iniciadas pelo município de Itupiranga (PA) e seguem até o dia 8 de dezembro. O objetivo é viabilizar a retomada das atividades de sensibilização sobre o tema junto às comunidades e aos estudantes da rede municipal de ensino dos 12 municípios da área de influência da Usina. 

Devido à pandemia, as atividades de educação ambiental ficaram suspensas desde 2020. A equipe técnica do PEA cumpre a agenda de visita nos municípios a montante – Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga; e a jusante – Cametá, Limoeiro do Ajuru, Igarapé Miri, Mocajuba e Baião, buscando retomar os atendimentos às comunidades com as ações que integram o conjunto de programas ambientais propostos no Plano de Gestão Ambiental (PGA) da Usina Tucuruí.  

Assim, a Eletronorte cumpre a condicionante proposta pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Delciney Nava, do Departamento de Meio Ambiente da Geração Hidráulica, explica que o Programa está em conformidade com a Instrução Normativa n.º 2, de 27 de março de 2012, do Ministério do Meio Ambiente, bem como com a Política Ambiental das empresas Eletrobras.   

Os projetos são desenvolvidos nas escolas da rede municipal de ensino com participação das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura ou Desenvolvimento Rural dos 12 municípios. “O que queremos é promover a consciência ambiental nos alunos e nas lideranças das comunidades dos municípios da região”, explica Delciney. O PEA já atendeu 80.501 nos últimos 5 anos nos 12 municípios da área de influência da Usina Tucuruí.   

Novo formato  

Conforme Ivan Masafret, representante da empresa Ecossis Soluções Ambientais, a disseminação de informações vai funcionar em uma nova versão. Preocupada com a questão sanitária, a empresa propôs à Eletronorte a execução de atividades de forma remota até que a pandemia esteja sob controle e as ações possam ser presenciais sem o risco de contaminação de estudantes, professores e população. “Vamos atender exatamente no mesmo modelo e os mesmos quantitativos propostos pela Semas, porém de forma remota. Assim, retomamos os atendimentos e executamos o escopo de obrigações legais que a Eletronorte precisa cumprir”, explica o sociólogo.  


 

 

Serão disponibilizados vídeos educativos para as secretarias de Educação dos municípios, com disseminação para os públicos-alvo. “As secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente de cada cidade darão o apoio por entenderem qual o melhor público, qual o melhor momento e a metodologia para aplicar a visualização dos conteúdos”, complementa Masafret.   

As reuniões são importantes para integrar os representantes de segmentos, autoridades e a comunidade no levantamento dos assuntos e temas que serão transformados em conteúdos e posteriormente disseminados. “É fundamental que cada município fale quais os temas mais pertinentes a serem abordados. São os educadores, secretários, estudantes e lideranças comunitárias que nos dizem se gostam de trabalhar com um determinado assunto e, assim, acatamos e elaboramos o material que será apresentado nas ações de conscientização”, explica Masafret.  

Parceria  

O secretário de Educação de Itupiranga, Artur dos Santos Oliveira, participou das discussões e ficou satisfeito com as propostas apresentadas pela Eletronorte. Para ele, as atividades de conscientização estão em conformidade com o projeto pedagógico do município para promover a educação ambiental.   

O secretário enfatizou que a Eletronorte chega em um momento em que há uma grande preocupação com o tema do meio ambiente. Uma parceria com a empresa é importante para que a mensagem alcance o maior número de pessoas em cada cidade. “Com parceria, pretendemos melhorar a condição do nosso meio ambiente. Nesse contexto, o projeto da Eletronorte vem ao encontro daquilo que nós pensamos ser o mais importante para comunicarmos aos nossos alunos”, declara o secretário.  

Agência Eletronorte, por Dênis Aragão

Revisão: César Fechine

 

 

Nenhum comentário: