domingo, 29 de setembro de 2024

Cinco garimpeiros ilegais são mortos em confronto com Polícia Federal e Ibama em terras indígenas no Mato Grosso

 CRIME ORGANIZADO

Operação foi marcada por confronto armado, no qual os servidores federais foram recebidos à bala


Na madrugada deste sábado (28), uma operação conjunta de combate ao garimpo ilegal realizada pelo Ibama e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Terra Indígena de Sararé, em Mato Grosso, resultou na morte de cinco pessoas. De acordo com o Ibama, as vítimas eram garimpeiros. A operação foi marcada por um confronto, no qual os servidores federais foram recebidos a tiros, levando à troca de disparos.

Os cinco homens foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Não há registro de feridos entre os servidores que participaram da operação. Essa ação faz parte de um esforço contínuo das autoridades para combater a extração ilegal de minérios em territórios indígenas, que muitas vezes envolve confrontos devido à resistência dos garimpeiros.

Ibama e PRF estão desde segunda-feira na Terra Indígena de Sararé, num esforço para combater grupos criminosos que atuam na região em busca de ouro. Com 67 mil hectares, a área é habitada por grupos Nambiquara e é uma das mais atingidas pelo garimpo ilegal no país.

Na operação deste sábado, foram apreendidas munições e seis armas, incluindo um fuzil 556, uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, duas pistolas e um revólver,

Além disso, desde o início da semana, foram destruídas pelas forças policiais 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motos, 25 acampamentos e 5 mil litros de combustível.

A atuação de garimpeiros na Terra Indígena de Sararé costuma ser acompanhada por outros crimes. Na segunda-feira, por exemplo, quatro pessoas morreram e uma ficou ferida após a disputa entre grupos criminosos.

Com informações de O Globo. 

 

 

Comentários, Avaliações, Ponto de Vista, Criticas, Elogios e Sugestões!

Obs:

Pode ser assinado ou anônimo se assim preferir

Nenhum comentário: