segunda-feira, 16 de maio de 2022

Chacina de Unaí: fazendeiro condenado a 100 anos será julgado mais uma vez

 

18 ANOS DEPOIS

Justiça Federal de Belo Horizonte marcou para 24 de maio o julgamento de Antérico Mânica

 

Por Vitor FórneasPublicado em 13 de maio de 2022 | 14h42 - Atualizado em 13 de maio de 2022 | 14h42

Em 28 de janeiro de 2004, três auditores fiscais e um motoristas foram assassinatos enquanto investigavam denúncias de trabalho escravo — Foto: Sergio Lima/Folhapress

 

Ofazendeiro Antérico Mânica, apontado por ter orquestrado os assassinatos da Chacina de Unaí será, mais uma vez, julgado pela participação no crime. Ele já chegou a ser condenado a 100 anos de detenção. A Justiça Federal de Belo Horizonte marcou para o dia 24 de maio, às 8h30, a sessão. 

É válido lembrar que Mânica já foi sentenciado a 100 anos de prisão por ser um dos mandantes da morte de três Auditores-Fiscais do Trabalho e um motorista do Ministério do Trabalho: Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista do Ministério do Trabalho Ailton Pereira de Oliveira.

O novo julgamento acontecerá pois o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) anulou, em novembro de 2018, a sentença que o condenou. A justificativa para foi a insuficiência de provas da participação no crime. O irmão de Mânica, Norberto Mânica, também confessou ser o único mandante da chacina de Unaí que aconteceu em 28 de janeiro de 2004.

O procurador da República Wellington Bonfim, representante do Ministério Público Federal (MPF), defendeu a manutenção da sentença de 100 anos e afirmou não haver nulidade. “Não cabe anulação quando jurados optam por uma linha de interpretação”, disse.

Quem é Antérico Mânica

Um dos maiores produtores de feijão do Brasil, Antério Mânica era alvo frequente de fiscalizações trabalhistas, a maioria delas realizada pelo Auditor-Fiscal do Trabalho Nelson José da Silva, lotado na Gerência Regional do Trabalho de Paracatu.

Com Sinait

 

 https://www.otempo.com.br/cidades/chacina-de-unai-fazendeiro-condenado-a-100-anos-sera-julgado-mais-uma-vez-1.2668002

 

Nenhum comentário: