terça-feira, 20 de setembro de 2022

Justiça mantém prisões de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz pelas mortes de Marielle Franco e motorista Anderson Gomes

 Os dois acusados pelo assassinato da ex-vereadora do PSOL estão presos preventivamente aguardando júri popular

Geral Manchete

Brasil 247 – O juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro (TJ), negou recurso que pedia a liberdade de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, presos pela morte da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Lessa e Queiroz estão presos preventivamente aguardando júri popular, que não foi marcado. Ronnie também tem uma condenação por tráfico internacional de armas. A informação sobre a decisão judicial foi publicada nesta segunda-feira (19) pelo portal G1 e reproduzida pelo Brasil 247. 

“Mantenho, por ora, as prisões preventivas com base nos fundamentos já lançados na sentença de pronúncia (pasta 6167), destacando que a demora na prestação jurisdicional se dá por iniciativa da Defesa que interpôs sucessivos recursos em face da decisão de pronúncia, devendo arcar com o ônus da demora, não causada pela máquina judiciária. Ademais, embora a pronúncia esteja preclusa, com exame, inclusive, dos Tribunais Superiores, ambas partes, inclusive a Defesa (fls. 7044/7048) requereram diligências de forma preliminar ao art. 422 do CPP, assumindo, assim, o ônus de uma demora ainda maior”, disse um trecho da decisão.

Em agosto, a Primeira Turma do STF negou um recurso de Ronnie Lessa e manteve julgamento por júri popular.

Marielle foi assassinada pelo crime organizado em março de 2018. De acordo com as investigações, Lessa deu os tiros e Queiroz dirigia o carro. A então vereadora foi morta em um lugar sem câmeras na região central da cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

Ativista de direitos humanos, Marielle denunciava a violência policial contra negros e pobres. A parlamentar também chamava atenção para a atuação de milícias nas periferias da capital. 


https://www.agendadopoder.com.br/manchete/justica-mantem-prisoes-de-ronnie-lessa-e-elcio-queiroz-pelas-mortes-de-marielle-franco-e-motorista-anderson-gomes/


Obs: Pode ser assinado ou anônimo.

 

2 comentários:

Unknown disse...

É muito importante este julgamento dos assassinos de Marielle Franco, uma liderança política feminina negra que tanto futuro tinha pela frente e seu motorista! Mas tb é necessário punir quem mandou matar e este nome, até hoje, não foi revelado!

Tony Marques disse...

Vale ressaltar que este caso só esta na atual estagio graças ao primeiro delegado que presidio o inquérito, do contrario poderiamos estar muito pior. (esclarecendo o delegado inicial ficou apenas um ano a frente do referido inquérito)